Fundação recebe visita de representantes da Secretaria do Meio Ambiente

31 de agosto de 2018 - 10:05

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec  recebeu, na tarde da ultima quinta-feira – 07/06, representantes da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA. A finalidade do encontro foi apresentar a área  de compostagem desenvolvida pelo Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes – Larse.
 
Processo de Compostagem:
 
O Coordenador do Larse, Professor Ronaldo Stefanutti explica que o processo de compostagem desenvolvido pelo Nutec  utiliza tecnologias de leiras com aeração natural e sem revolvimento, metodologia desenvolvida para pequenas populações  utilizando a mistura de podas de árvores picadas e associadas com os resíduos orgânicos, oriundos da coleta seletiva.
  A  especialista em planejamento e gestão ambiental da SEMA, Luana Karla,  destaca que o projeto é uma estratégia fundamental para solucionar um dos maiores problemas ambientais da atualidade: A quantidade de lixo gerado e sua correta destinação. Na ocasião, Luana explica a importância  do projeto de compostagem: “O projeto   tem sido um divisor de águas no âmbito da coleta seletiva do Governo do Estado. A compostagem é considerada uma alternativa sustentável, simples e eficaz.”  Enfatizou.
Sustentabilidade:
A compostagem é um processo que transforma resíduos orgânicos em adubo de qualidade, através da decomposição controlada da fração orgânica contida nos resíduos de modo a resultar um produto estável similar a húmus.
Além da especialista em planejamento e gestão ambiental da SEMA, participaram da visita a orientadora da Célula de Politicas Publicas e Projetos Ambientais – Ceproa, Sarah Pianowski e as técnicas de meio ambiente, Viviane Gomes e Renata Martins. O projeto de compostagem do Nutec é uma parceria entre a Instituição e a Universidade Federal do Ceará – UFC.