Órgão vinculado à

- Laboratório de Rochas Ornamentais e Revestimentos

Este laboratório pertence à
GEMAT | Gerência de Materiais

O processo de globalização da economia no qual estamos inseridos nos traz, também, novas exigências que têm como consequência a busca das empresas pelo monitoramento e modernização dos seus produtos e processos, gerando-se assim, uma necessidade constante de capacitação, inovação do conhecimento e aperfeiçoamento da mão de obra.

O Nutec como órgão de tecnologia, vem sendo solicitado a estar a frente desse processo, através do oferecimento de ensaios e serviços tecnológicos de ponta realizados por uma equipe treinada e capacitada.

NUMAC | Núcleo de Materiais de Construção Civil

O Numac tem a finalidade de apoiar técnica e cientificamente as indústrias do setor da construção civil, assim como os profissionais, produtores, condomínios, fábricas de pré-moldados e cerâmicas, cimenteiras, usinas de concreto, órgãos governamentais, e afins.

Oferece serviços tecnológicos com segurança e confiabilidade abrangendo ainda serviços de diagnósticos patológicos em obras civis, controle tecnológico de materiais, avaliação de desempenho de componentes de edificações e pesquisa de novos materiais obedecendo padrões de qualidade estabelecidos pelas normas nacionais e/ou internacionais de referência.

- Laboratórios de Ensaios Físicos | LEF

Serviços realizados:

- Ensaios físicos em agregados, argamassa, argamassa colante, cimento Portland, cal hidratada e argamassa de revestimento;

- Ensaios de resistência à compressão em corpos de provas de concreto, argamassa, testemunhos, peças e artefatos de concreto, blocos vazados de concreto para alvenaria, materiais cerâmicos (tijolos, blocos cerâmicos estruturais);

- Ensaio de módulo de elasticidade do concreto;

- Ensaio de tração em cordoalhas e vergalhões para protensão usados na construção civil.

Desenvolve serviços de consultoria em:

- Dosagem de traços de concreto e argamassas para revestimento;

- Avaliação de desempenho de novos materiais e componentes de obras da construção civil.

- Laboratórios de Rochas Ornamentais e Revestimentos | NUROR

A Nuror tem como finalidade apoiar as empresas extratoras e beneficiadoras de materiais líticos, construtoras, pessoas físicas e órgãos governamentais e afins, que de qualquer forma pretendam executar trabalhos analíticos, qualitativos e quantitativos por via úmida. Além disso, desenvolve estudos e realiza ensaios relativos a área de caracterização tecnológica, relatórios técnicos, laudos e perícias técnicas.

Realiza ensaios de caracterização tecnológica de rochas ornamentais, estudam e avaliam o comportamento de materiais rochosos, durabilidade e suas alterações após sua aplicação em ambientes internos e externos. Os ensaios cerâmicos avaliam a resistência a diversos fatores que são exigidos em normas nacionais e internacionais.

Rochas Ornamentais:

- Análise Petrográfica;

- Densidade Aparente,

- Porosidade Aparente e Absorção de Água;

- Coeficiente de Dilatação Térmica;

- Resistência ao Congelamento e Degelo;

- Resistência Compressão Uniaxial;

- Flexão por Carregamento em Três Pontos;

- Flexão por Carregamento em Quatro Pontos;

- Resistência ao Impacto de Corpo Duro;

- Degaste Amsler;

- Velocidade Ultrassônica;

- Determinação da Resistência ao Ataque Químico.

Cerâmicos:

- Análise qualitativa e quantitativa:
SiO2 – Al2O3 – FeO3 – SO3 – CaO – MgO – Na2O – K2O – TiO2 – P2O5 – M2O3

- Análise visual do aspecto superfície;

- Determinação de absorção de água;

- Determinação da resistência à abrasão superficial;

- Determinação da resistência ao congelamento;

- Determinação da diferença de tonalidade;

- Determinação da dureza segundo a escala de Mohs.

Segunda a Sexta de 8h às 17h

Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial Do Ceará | Nutec
CNPJ: 09.419789/0001-94 | Insc. Estadual: 06932816-1 | www.nutec.ce.gov.br | Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Rua Professor Rômulo Proença, s/n - Campus do Pici - Fortaleza-CE - CEP: 60440-552
Núcleo de Atendimento ao Cliente | Fone: +55 85 3101.2446/2447 | Fax: +55 85 3101.2436

Agosto 2017