Órgão vinculado à

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Pesquisadores do Nutec publicam livro internacional sobre avanços em análises cromatográficas
Aumentar texto Diminuir texto
Pesquisadores do Nutec publicam livro internacional sobre avanços em análises cromatográficas PDF Imprimir E-mail

A obra é uma parceria com Universidade Federal do Ceará

O livro, intitulado Advances in Chromatographic Analysis e publicado pela editora AvidScience, reúne textos produzidos por pesquisadores da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A obra aborda os recentes avanços ocorridos na área da Cromatografia Instrumental, sendo destinado como livro de aprofundamento em cursos de graduação e pós-graduação ou como base para pesquisadores que pretendem adotar a cromatografia como uma ferramenta de pesquisa.

A cromatografia é uma técnica de separação de moléculas em misturas complexas, como alimentos, bebidas, solo, água e ar atmosférico, sendo possível posterior identificação e quantificação das mesmas.

O livro conta com a colaboração dos pesquisadores do Laboratório de Química Instrumental (LQI) do Nutec, Crisiana de Andrade, Rubens Carius e Vitor Paulo Andrade, da aluna de doutorado da UFC, Renata de Oliveira, da professora de química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Maria Aparecida Liberato Milhome,  e do Professor titular do programa de Pós-Graduação em Química da UFC Dr. Ronaldo Ferreira do Nascimento.

O laboratório de Química Instrumental (LQI) trabalha em parceria com algumas instituições como a Universidade Federal do Ceará, a Fundação Oswaldo Cruz e o IFCE. Possui infraestrutura laboratorial suficiente para prestar serviços à sociedade e realizar projetos de pesquisa no âmbito de agrotóxicos e outros contaminantes orgânicos. Além da instrumentação voltada à análise de moléculas orgânicas, o LQI também conta com equipamento de Espectrometria de Emissão Óptica por Plasma Acoplado Indutivamente, que possibilita a análise de metais em baixas concentrações em amostras alimentares e ambientais.

Janeiro 2018