Órgão vinculado à

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Encontro do Ceará 2050 tem participação da Fundação
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Encontro do Ceará 2050 tem participação da Fundação PDF Imprimir E-mail

Criar um ambiente favorável ao crescimento é o grande desafio a ser enfrentado pelas empresas e pelo poder público


A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) reuniu na manhã desta sexta-feira (08.12) diversos representantes das principais entidades que compõem o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para discutir o projeto Ceará 2050. O encontro foi aberto pelo secretário Inácio Arruda e levantou os desafios de desenvolver o Ceará em um cenário com dificuldades e oportunidades específicas nos próximos 30 anos. 


A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) se fez presente através  do presidente, Francisco Magalhães, e do diretor de empreendedorismo e negócios da instituição, Ricardo Mendes. Na ocasião, Magalhães destacou o trabalho desenvolvido pelo Nutec junto às empresas. O presidente ainda ressaltou o papel dos recursos humanos neste processo. Para ele, seriam necessárias mais pessoas para o desenvolvimento de pesquisas e projetos de alto impacto, que possam impulsionar o Estado para um estágio avançado de sustentabilidade, tecnologia e eficiência.  

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) esteve representada pelo Prof. Joaquim Celestino Junior, que apresentou dados de pesquisas com relação ao histórico dos investimentos e direcionamentos do setor público e privado para situar a posição do Estado nos últimos anos e planejar as ações futuras de maneira precisa, tanto nacional e quanto internacionalmente. 


O objetivo foi o de sensibilizar e conscientizar as lideranças sobre os novos parâmetros de desenvolvimento que o Governo do Estado pretende investir seus esforços nos próximos anos junto à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Associação Técnico-Científico Eng. Paulo de Frontin (Astef), principais entidades à frente do Ceará 2050.

A conversa deu importância para o atual momento do Ceará no que diz respeito à patentes, criação de novos negócios, qualificação de profissionais, pesquisadores e atração de investimentos. Alguns desses pontos ainda precisam de muito trabalho para que consigam dar resultados em médio e longo prazos, porém já são identificados e estão dentro das atividades planejadas pelo projeto nos próximos anos.

 

Calendário

Janeiro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3