Órgão vinculado à

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Nutec apresenta resultados de avaliações estruturais
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Nutec apresenta resultados de avaliações estruturais PDF Imprimir E-mail

Já foram realizadas análises em Sobral, Aracati, Fortaleza e Viçosa do Ceará


A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), através do seu Laboratório de Engenharia Civil, apresentou na segunda-feira (15.01) o resultado das análises estruturais que estão sendo realizadas em patrimônios históricos do Estado. Esta é uma parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Laboratório do Nutec conta com equipamentos de última geração que possibilitam o estudo da durabilidade e da resistência das propriedades edificadas do Estado. Isso proporcioana informações essenciais para a restauração da propriedade com importante significado arquitetônico.

O gerente do Laboratório de Engenharia Civil do Nutec, Dr. Esequiel Mesquita, explica que não há informações na literatura sobre os materiais utilizados nas estruturas antigas, como a alvenaria. "Precisamos saber a resistências dos tijolos, qual é a permeabilidade deles, a composição e como funcionam quando há um carregamento acidental", afirma Esequiel. O engenheiro ainda ratifica que, por serem construções antigas, não se sabe os dados técnicos do material usado. Através dos ensaios destrutivos e semi-destrutivos, é possível obter essa resposta e, a partir disso, realizar o reforço estrutural.

Esse tipo de trabalho é muito importante para manter o patrimônio histórico do Estado. "O nosso objetivo é caracterizar o comportamento dos edifícios dos patrimônios históricos do Estado, de modo que, quando for necessário fazer uma intervenção, tenhamos propriedades e parâmetros de Engenharia", ressalta Mesquita.

A parceria Nutec – Iphan já realizou análises em 26 edificações do Ceará. O trabalho está sendo ampliado para o Sul do Estado e a próxima cidade que deve receber os engenheiros para análises será Icó.


 

Calendário

Fevereiro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 1 2 3