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Laboratório do Nutec recebe equipamento para para Ensaio de Veículos Expostos a Distúrbios Elétricos PDF Imprimir E-mail

O conteúdo de eletrônica embarcada a cada geração anual de veículos inseridos no mercado tem gradativamente aumentado, objetivando agregar valores para os proprietários e usuários com instrumentação inteligente em rede de comunicação em seu interior e com o exterior.

O uso crescente de tecnologias emissoras de campos eletromagnéticos, como radiocomunicação, radiodifusão, telefonia celular, satélites, linhas de transmissão de alta e ultra alta tensão elétrica, assim como, a motorização elétrica de veículos híbridos e elétricos plug-in, potencializa distúrbios na funcionalidade dessa instrumentação inteligente veicular e consequentemente compromete a segurança veicular.

Os organismos governamentais de regulação têm estabelecido regulamentos e normas técnicas para garantir a segurança veicular, a serem compulsoriamente atendidos pela indústria automobilística e pelas oficinas de manutenção, restauração e reforma de veículos. Assim, para distúrbios elétricos causados por energia eletromagnética está em vigor a norma técnica ABNT NBR ISO 11451-2, que especifica um método de ensaio para determinar a imunidade de veículos de passeio e veículos comerciais quanto a distúrbios elétricos gerados por fontes de radiação eletromagnética externas ao veículo, independentemente do sistema de propulsão deste (motor à combustão, híbrido, elétrico).

O Laboratório de Compatibilidade Eletromagnética (Lacem) do Nutec incluiu em seu portfólio de ensaios para garantir a segurança veicular, o ensaio para determinar a imunidade de veículos de passeio e veículos comerciais quanto a distúrbios elétricos gerados por fontes de radiação eletromagnética externas, especificado pela norma técnica ABNT NBR ISO 11451-2. E incluirá no Plano de Ensaio de veículo elétrico plug-in , com a instalação da estação de recarga de baterias elétricas (eletroposto) , o ensaio de imunidade quanto a distúrbios elétricos gerados por fontes de radiação eletromagnética externas, durante a recarga das baterias.

O Laboratório  está equipado com diferentes dispositivos de geração de campo eletromagnético, para atender a faixa de frequência aplicável de ensaio de 0,01 MHz a 18 000 MHz. O ensaio é conduzido expondo o veículo, em diversas orientações, ao sinal de ensaio baseado no valor ajustado conforme predeterminado no Plano de Ensaio e são conduzidos com os campos polarizados tanto horizontalmente como verticalmente , varrendo a faixa de frequência no nível de ensaio, observando quaisquer anomalias.



 

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