Planejamento Estratégico

 

O atual cenário mundial, marcado por uma nova ordem econômica, social, ambiental, política e tecnológica impõe às pessoas, empresas e organizações um pensar e agir modernos baseados em novos paradigmas. A revolução causada pelos intensos avanços no mundo da educação, trabalho, conhecimento, tecnologia e inovação sinaliza para uma realidade em permanente processo de mudança. O modelo de gestão e inserção neste cenário de alta competitividade exigem organizações ágeis, intelectualizadas e com elevada capacidade de transformação. Nesse sentido, é condicionante de sucesso adotar ferramentas de planejamento estratégico e de inovação capazes de alinhar a oferta das empresas e instituições com as reais demandas do mercado. A ação proativa e prospectiva antecipam e ampliam a visão sobre o que está por vir, sugerindo o entendimento de que o futuro pode ser construído.

 

Movida por esse pensamento é que a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) – instituição vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) – construiu sua missão, visão de futuro e objetivos para o horizonte até 2019. E isso é somente parte do esforço. Para o êxito do planejamento estratégico em qualquer organização são fundamentais duas condições essenciais: assegurar que todas as lideranças e colaboradores conheçam o processo e que se envolvam profundamente com a estratégia para que os resultados sejam satisfatórios ou que os desvios observados sejam uma oportunidade de aprendizado e reposicionamento. Agir diferente é atrair a ameaça de deixarmos a instituição no retrovisor do desenvolvimento.

 

Nessa perspectiva, apresentamos nesta publicação as melhores escolhas e referenciais estratégicos do Nutec, com a certeza de que a instituição caminhará segura rumo aos patamares de desempenho esperados e exigidos pelas suas partes interessadas, no caso, o governo, setor produtivo e sociedade.

 

Apresentamos o maior reconhecimento ao trabalho da Coordenadoria de Modernização da Gestão do Estado (Comge), pertencente à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), e agradecemos a ajuda indispensável para chegarmos aos resultados aqui apresentados.

 

Para finalizar, convocamos todos que fazem o Nutec para essa jornada, dando relevo especial ao fato de que são as pessoas a mais importante matéria-prima para a construção do futuro que queremos para nossa instituição.

 

Francisco das Chagas Magalhães

Presidente do Nutec

 



Acesse o documento completo do Planejamento Estratégico:

 

Ícone
2017

Planejamento estratégico