Redes de dormir de Jaguaruana podem conquistar a Indicação Geográfica

14 de maio de 2018 - 13:50 # # # # # #

Além de qualificar a produção, demonstra a crescente organização do setor na região e também serve para melhorar o valor do produto


Há uma expectativa para que seja conquistado o selo de Indicação Geográfica (IG) das Redes de Dormir de Jaguaruana. Será o reconhecimento de que se trata de um produto único, e isso agrega valor às redes produzidas no município.

Representantes da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) junto com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a prefeitura de Jaguaruana estiveram na última sexta-feira (04/05) reunidos no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva para lançar o projeto de Indicação Geográfica das Redes de Dormir e conversar com os produtores na região.

O projeto IG Redes de Dormir de Jaguaruana é uma estratégia indispensável para garantir a visibilidade e a competitividade dos produtores da região. A Indicação Geográfica irá atestar não somente a qualidade das redes do município, como dará ao consumidor a certeza de estar comprando um item original de Jaguaruana.

O reitor do IFCE, Virgílio Augusto Sales Araripe, ratificou a importância da implementação desse projeto de Indicação Geográfica para os produtores de Jaguaruana: “Temos que valorizar e mostrar o que é nosso. Temos que preservar aquilo que identifica a região, que são as redes de dormir. Nós não vamos descansar.”

O presidente do Nutec, Francisco Magalhães e o diretor de Empreendedorismo e Negócios, Ricardo Mendes estiveram no evento. Além deles, representando a Agência de Inovação, o gerente Paulo Luiz, Silvanira Sousa e Lívia Ferreira explanam sobre o projeto e a importância da implementação para a cidade e para os produtores da região.

O projeto de IG das Redes de Dormir de Jaguaruana está em fase de colhimento de informações e documentos para serem enviados ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O pedido é feito na modalidade de Indicação de Procedência (IP). Se houver a concessão, será a primeira certificação em IP para redes de dormir do Brasil.