Seminário de Avaliação da Gestão 2015-2018 reúne gestores e pesquisadores do Nutec

18 de outubro de 2018 - 16:12 # # # # # # #

Ao longo dos seus 40 anos, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará contribuiu para o desenvolvimento do Estado assumindo e cumprindo importante papel enquanto órgão de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo vinculado ao governo.

Para manter sua trajetória exitosa, garantindo resultados e impactos transformadores, o Nutec promoveu, nesta quarta-feira (17/10), o Seminário de Avaliação da Gestão, considerando o período de 2015 a 2018. O propósito desse encontro com equipes técnicas e gestoras, foi examinar as conquistas, os desafios, os ajustes e o novo perfil do órgão, tendo como foco os novos requisitos exigidos de uma instituição de ciência e tecnologia nos tempos modernos.

O presidente da instituição, Francisco Magalhães, abriu o evento, que aconteceu no auditório da Embrapa. Magalhães falou da importância do trabalho em equipe e destacou a relevância da oportunidade de avaliar, discutir, corrigir e aprimorar ações do Nutec no âmbito da Pesquisa, Inovação, Ciência e Tecnologia, tendo por perspectiva o Planejamento Estratégico da Fundação e uma gestão profissional, estrategicamente planejada e voltada para resultados.

Diretores, gerentes e pesquisadores debateram temas relativos à organização e apresentaram números bastante relevantes e significativos. Todos expressaram as barreiras enfrentadas, em especial o desfalque das equipes, realidade que compromete o andamento dos programas e projetos da instituição.

O Diretor Administrativo Financeiro, Charles Nobre, defendeu que o evento deve ser realizado de modo permanente e contínuo na instituição: “é o processo de avaliação que permitirá corrigir problemas, rever atitudes e buscar novas perspectivas”, afirmou

.

Na oportunidade, a Diretora de Inovação Tecnológica, Dra. Ieda Montenegro, ressaltou a importância da participação dos colaboradores do Nutec presentes no evento. Além disso, Ieda fez uma explanação sobre os desafios já vencidos e a necessidade de ajustar alguns planos.

Ricardo Mendes, Diretor de Empreendedorismo e Negócios, salientou que  “o ponto fraco do Nutec hoje esta vinculado à redução de seu quadro de pessoal. Os novos desafios, mais dinâmicos, complexos e intelectualizados, só serão superados com o ingresso de novos profissionais” acrescentou. Ricardo ainda enfatizou que nos seus 35 anos de Nutec nunca participou de um seminário de avaliação: “É a primeira vez que participo de um seminário de avaliação dessa instituição. Acho muito importante essa iniciativa. É relevante fazer um planejamento, mas avaliar é essencial”, destacou

.

Foram debatidas ações nas áreas de comunicação, jurídica, desenvolvimento institucional, robótica e automação, alimentos, resíduos sólidos, energias renováveis, construção civil, empreendedorismo e inovação, entre outros.

Além dos Diretores Charles Nobre, Ieda Montenegro e do Presidente Francisco Magalhães, participaram do evento o Diretor de Empreendedorismo e Negócios, Ricardo Mendes, Eutália Rocha e Vanessa Araújo (Assessoria da Qualidade), Caroline Bento, Quintino Barreto e Rafaella Brigido (Assessoria Jurídica), Afonso Gonçalves, Vera Salgado e Leopoldo Moreira (Assessoria de Desenvolvimento Institucional), Louise Mezzedimi, Marilene Viana e Cleine Pinto (Assessoria de Relações Institucionais), Silvana Rodrigues e Simone Almeida (Gerência Administrativa), Assis Neto e Ismael Oliveira (Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação), Ana Ruth Furtado (Gerência de Gestão de Pessoas), Diego Saulo (Agência de Inovação), Lourdeci de Melo (Gerência de Extenção), Lizandro Amaral e Lucineide Muniz (Gerência de Negócios), Jackson Malveira (Gerência de Química e Alimentos), Rafael Bartolomeu (Assessoria de Inovação Tecnológica), João César e Roney Sérgio (Gerência de Materiais e Construção Civil) e Raimundo Montefusco (Gerência de Mecânica, Elétrica, Energia e Automação).