A Energia Solar é destaque com novo laboratório para testes

17 de fevereiro de 2017 - 12:36

A Gerência de Mecânica, Elétrica, Energia e Automação conta com mais tecnologia e está equipado com mais modernidade e precisão.

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do Governo do Estado do Ceará cumpre sua missão de zelar pelo desempenho e segurança de produtos industrializados e utilizados pela sociedade, através de sua rede de laboratórios de certificação.

Alinhada com os eixos estratégicos do Ceará Sustentável e do Ceará de Oportunidades, a Secitece, através da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), estabeleceu em 2015 a ação para o Nutec conceber e implantar o Laboratório de Ensaios para Qualificação e Etiquetagem de Módulos Fotovoltaicos, em conformidade com a Portaria Nº 004/2011 do Inmetro e com os requisitos de ensaios estabelecidos pela International Electrotechnical Commission – IEC.

Imagem1: Fluxograma dos ensaios estabelecidos pela Portaria 004/2011 INMETRO

O Laboratório de Ensaios para Qualificação e Etiquetagem de Módulos Fotovoltaicos do Nutec foi concebido em duas fases: a primeira fase contemplando os quatro ensaios compulsórios estabelecidos pela Portaria Nº 004/2011 do Inmetro e sua implantação está avançada, restando a aquisição do simulador de luz solar com traçador computacional de curvas IV do módulo fotovoltáico ensaiado em sala de câmara escura, para determinação da potência máxima (ensaio 10.2 da IEC 61215 e IEC 61646).

A segunda fase desse laboratório para qualificação de módulos fotovoltaicos contempla mais 14 (quatorze) ensaios para módulos fotovoltaicos de silício mono e poli cristalino e 15 (quinze) ensaios para módulos fotovoltaicos de filmes finos. E o Nutec já está avançando também com a implantação dessa segunda fase. Pesquisadores do órgão, em 14/02/2017, realizaram a inspeção para recebimento da Câmara Climática de Teste TIRA TCC 4120 que simula condições climáticas extremas, como as estabelecidas no protocolo de ensaio 10.13 da IEC 61215 e IEC 61646 (Damp-Heat Test) de verão equatorial úmido (85ºC e 85% HR) com duração de 1000 horas (ensaio mais dispendioso). Nessa fase, Nutec e ITIC estão se aliando numa parceria estratégica para a viabilização, de forma completa, da vertente qualificação e certificação de módulos fotovoltaicos no referido laboratório.

Imagem 2: Inicio da inspeção de recebimento da câmara climática de testes

ASSIN (Asscom) Nutec