O papel da ouvidoria no desenvolvimento institucional

22 de junho de 2017 - 19:35

O Nutec quer transformar esse canal em um espaço para novas ideias e sugestões

A ouvidoria é uma ferramenta essencial que pode otimizar o fluxo de comunicação dentro das organizações. O setor é um canal de fácil acesso, tanto para o público em geral, como para os colaboradores da instituição. É através dela que são feitas reclamações, sugestões e elogios, o que ajuda no bom funcionamento da entidade.

Atualmente, o grande desafio das organizações é que a ouvidoria não seja só um setor meramente de reclamações, como é geralmente utilizada. A proposta é que atue também como um canal para sugestões de novos procedimentos e melhorias para a instituição, um meio prático, eficaz e relevante para os servidores contribuírem no processo de inovação e desenvolvimento da entidade.

Atua como um instrumento de participação e controle social, além de ser uma importante ferramenta de auxílio à gestão, pois por meio de seus relatórios permite que os gestores identifiquem os problemas e as deficiências. Desse modo, é possível promover as mudanças necessárias para ajustar o serviço à qualidade desejada e pleiteada pelas partes interessadas. Além disso, amplia uma competência muito requerida nos tempos modernos: a capacidade de ouvir nas organizações e pessoas.

O desafio de tornar a ouvidoria também um lugar de propostas e ideias proporciona vantagens não só para a empresa, mas para a equipe. Esse é um processo em que todos têm voz e visam ao mesmo objetivo: melhorar e desenvolver a instituição na qual trabalham.

Podemos dizer que a tendência dentro das organizações é a gestão participativa, formada por uma parceria entre os gestores da instituição, a comunidade e os funcionários para bom desempenho da instituição.

A cada dia, mais pessoas lutam por seus direitos, expõem suas opiniões e discutem questões de interesse coletivo. Partindo desse pressuposto, a gestão participativa, no qual todos os membros são convidados a expor suas opiniões, ideias e sugestões de melhorias no processo de desenvolvimento da instituição, surge como uma estratégia bastante adequada.

Ouvidoria Nutec

Horário de Atendimento: 8h às 17h