Agroecologia reúne Nutec e Banco do Nordeste

15 de março de 2017 - 12:24

Convênio de assistência técnica e financeira foi assinado com o BNB

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) assinaram quarta-feira (08.03) uma união importante para a sustentabilidade e o desenvolvimento do agronegócio no Ceará. O recurso financeiro é oriundo do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci).

A agroecologia é o pilar das atividades que se estabelecem no município de São Benedito, buscando pesquisar, comparar e montar um banco de dados dos resíduos de agrotóxicos nos alimentos, água e solo. A ideia é também trabalhar com educação e disseminação de tecnologias agroecológicas através de seminários, reuniões e palestras com os interessados a fim de conscientizá-los sobre os pontos positivos desse tipo de trabalho.

O alvo do convênio são os produtores da região, principalmente os ligados a agricultura familiar e pequenos produtores sobre a necessidade de produzir de maneira sustentável, controlada e livre de toxinas prejudiciais aos consumidores. Nesse processo, a intenção foi de comparar a agricultura tradicional com a orgânica e buscar as vantagens da aplicação das técnicas agroecológicas, bem como os benefícios financeiros e de qualidade dos produtos produzidos para a saúde de produtores e clientes.

O Nutec conta com especialistas em química e alimentação através da Gerência de Tecnologia de Alimentos e Química (Getaq), incentivando a agricultura orgânica e a sustentabilidade no agronegócio como diretriz fundamental para o desenvolvimento do Ceará, com tecnologias que promovam saúde, bem-estar, redução de custos e agregação de valor aos alimentos produzidos na região.

  

ASSIN (Asscom) Nutec

(85) 3101-6925