Coordenador do Nutec publica artigo na Environmental Science and Pollution Research

12 de fevereiro de 2021 - 10:23

O coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse), Dr. Ari Clecius Alves de Lima (Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará) publicou, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), um estudo na revista Environmental Science and Pollution Research, com o título: “Chemometric tools applied to optimize a fast solid-phase microextraction method for analysis of polycyclic aromatic hydrocarbons in produced water”. O objetivo do estudo é otimizar processos de análises químicas por meio de técnicas de quimiometria para avaliação de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) em águas produzidas.

O tema é bastante relevante para o atual cenário da produção de petróleo, tendo em vista que águas produzidas são subproduto da extração de petróleo e gás natural, sendo trazida à superfície juntamente com petróleo e gás durante as atividades de produção desses fluidos, sendo por isso necessárias análises e tratamento.

O artigo foi coordenado pelas pesquisadoras Dra. Gisele S. Lopes (UFC) e Dra. Elisane Longhinotti (UFC), como parte de uma pesquisa de doutorado do pesquisador Dr. Pedro Hermano M. Vasconcelos. Participaram também os pesquisadores André Luiz M. Camelo,Hélio O. do Nascimento , Dra. Carla B. Vidal e Dr. Ronaldo F. do Nascimento, da UFC.

“O NUTEC tem uma ampla cooperação com o departamento de Química Analítica da Universidade Federal do Ceará, especialmente no que tange ao desenvolvimento de métodos analíticos. Estes estudos são essenciais para o atendimento à constante demanda do setor de petróleo e gás para análises de contaminantes”, explica Ari. O Nutec possui em suas instalações um dos maiores laboratórios de cromatografia Norte/Nordeste, conseguindo atender às mais diversas demandas de análise cromatográfica.

Ferramenta Quimiométricas

As ferramentas quimiométricas são estratégias poderosas para otimizar um procedimento de microextração de fase sólida rápida, que foi usado para a análise de  em água produzida à base de óleo usando uma técnica de Microextração de Fase Sólida-Headspace (HS-SPME / GC-MS), moderna técnica de análise de contaminantes.

Confira o estudo completo: https://link.springer.com/article/10.1007/s11356-020-10881-2