Laboratório de físico-química de alimentos mantém acreditação

2 de agosto de 2017 - 19:35

Auditor do Inmetro se surpreende com a qualidade do trabalho realizado pela equipe do Nutec

Periodicamente, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), vinculado à Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior (Secitece) recebe a visita de auditores do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para avaliação de seus laboratórios acreditados pelo órgão.


Desta vez, a instituição recebeu o auditor Ormindo Domingues Gamallo, professor da Universidade Federal do rio de Janeiro (UFRJ). Domingues destacou a surpresa positiva que teve ao visitar o laboratório: “Me surpreendi positivamente. O laboratório demonstrou competência, com pessoas que sabem o que estão fazendo ali, como estão fazendo e por que estão fazendo.” O Laboratório de  Físico-Química de Alimentos manteve sua acreditação após auditoria realizada entre os dias 31 de julho e 02 de agosto para a reavaliação da norma ABNT NBR ISO/ IEC 17025.


Uma vez acreditado, o trabalho demonstra imparcialidade, competência, desempenho e capacidade para realizar atividades específicas. Assim, a acreditação se configura como uma ferramenta que, em escala internacional, é utilizada para gerar confiança nos serviços das organizações que realizam este tipo de análise.

O presidente do Nutec, Francisco Magalhães, salientou a importância de receber auditores que além de avaliar, agregam conhecimento e orientação para que a instituição esteja sempre melhorando e evoluindo. “Nosso objetivo é chegar na excelência!” finalizou.



O laboratório de físico-química em alimentos disponibiliza ao mercado várias análises em matrizes de origem vegetal, animal, lácteos e alimentos processados. São elas:

Determinação de Umidade;
Determinação de Acidez;
Determinação de Índice de Peróxido;
Determinação de Lipídios;
Determinação de Proteínas;
Determinação de Glicídios Redutores em Glicose;
Determinação de Glicídios Não Redutores em Sacarose;
Determinação de Glicídios Totais em Glicose (carboidratos);
Determinação de Fibra Bruta;
Determinação de Cinzas;
Determinação de Cloretos;
Determinação de Fósforo;
Determinação de Ferro;
Determinação de cálcio;
Determinação de Material Insolúvel;
Determinação de Sólidos Solúveis;
Determinação de Vitamina C;
Determinação de Sólidos Totais;
Determinação de Extrato Alcoólico ou Grau Alcoólico.