Merenda Escolar conta com o trabalho da fundação

25 de setembro de 2017 - 18:53

O Nutec realiza análises que fazem parte do protocolo de qualidade exigido pela Prefeitura de Fortaleza para os licitantes

O Laboratório de Ensaio para Análise de Água e Alimentos (Lea) da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) faz parte da rede de laboratórios da fundação que possuem certificação e experiência para executar análises microbiológicas e físico-químicas referentes aos alimentos da merenda escolar. Essa atividade é parte de uma série de critérios de qualidade exigidos pela Prefeitura de Fortaleza para as empresas que irão fornecer os mantimentos para crianças de 1 a 5 anos (Ensino Infantil) e de 6 a 14 anos (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental).

Essas análises são realizadas através de fiscalização e de legislação realizadas pelas prefeituras, solicitadas pelos fornecedores, com outros municípios do Estado como, por exemplo, Caucaia, Maranguape e Maracanaú, seguindo normas e procedimentos específicos de cada região. O Nutec já está em negociação para atender em Banabuiú e Horizonte também.

Os fornecedores que forem selecionados através de licitação precisam de laudos técnicos que atestem a segurança e adequação aos requisitos de alimentação exigidos pelos Município de Fortaleza e outras cidades. O Nutec é um avaliador de conformidade necessário para essas instituições, que tem o aval do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para ensaios importantes nesse sentido. 

Mais detalhes sobre os requisitos, demandas e critérios da Merenda Escolar para o Município de Fortaleza se encontram nos links abaixo:

– Edital de Licitação para Aquisição de Gêneros Alimentícios Perecíveis > https://goo.gl/xU8x9u

– Programa Nacional de Alimentação Escolar do Ceará (PNAE-CE) > https://goo.gl/mkD46E

– Guia de higiene, nutrição, qualidade e outras orientações > https://goo.gl/qU3QER

Obs: A legislação do PNAE-CE estabelece que, no mínimo, 30% dos recursos financeiros devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar.

– Passo-a-passo para a Agricultura Familiar > https://goo.gl/Yce5NU

– Legislação sobre a aquisição de alimentos para merenda escolar provenientes da Agricultura Familiar > https://goo.gl/oqSKx2

– Mais informações > https://goo.gl/Fn7Fgc

O cuidado com as comidas oferecidas às crianças na rede pública de ensino é essencial para o desenvolvimento físico e intelectual delas, por isso a exigência com relação aos nutrientes, toxinas, bactérias e outros agentes perigosos. O Nutec realiza esse trabalho há mais de 25 anos, possui equipe especializada, equipamentos modernos, revelando tradição e qualidade, além contar  também com o reconhecimento formal da Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro para muitas de suas análises na área química e microbiológica.

Para mais informações, entre em contato com o Núcleo Central de Atendimento ao Cliente (Nucac):

Fones: (85) 3101.2445 | (85) 3101.2446 | (85) 3101.2447

Email: cac@nutec.ce.gov.br