MIT Nutec discute tecnologia heliotérmica

19 de julho de 2017 - 19:45

O evento vai reunir estudantes, professores e empresários do setor de tecnologia

de calhas parabólicas

Um “Momento de Integração Tecnológica – MIT” é o evento que a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) realizará no dia 10 de agosto, às 09h30, no auditório da instituição. O objetivo é mostrar alertas, lições aprendidas e boas práticas de engenharia em usina heliotérmica de tecnologia de calhas parabólicas.

Na ocasião, o engenheiro e consultor em energia, Ricardo Pinheiro Ribeiro, ministrará a palestra com o tema: “Integração Energética de Mini Usina Heliotérmica de Calhas Parabólicas em Processo Industrial : Caso Prático no Semiárido”. Podem participar estudantes, pós-graduandos e professores universitários, institutos federais de engenharia mecânica, engenharia de energias renováveis, engenharia de mecatrônica, engenharia de controle e automação, indústrias com fornos e caldeiras, empresas de engenharia de sistemas fluidotérmicos, fabricantes e fornecedores de sistemas fluidotérmicos e especialistas em Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL).

As tecnologias heliotérmicas, internacionalmente conhecidas como CSP (Concentrated Solar Power), geram calor em temperaturas operacionais entre 250 e 1.500 ºC, utilizando espelhos para concentrar irradiação direta normal do sol. Esse calor pode ser aproveitado diretamente em processos térmicos, armazenado, ou transformado em eletricidade em um ciclo de potencia.

O evento é gratuito. As inscrições podem ser realizadas no Núcleo de Difusão Tecnológica do Nutec (Sra. Vilaci Noronha, fone : 31012452).

Serviço:

Data: 10 de agosto de 2017

Local: Auditório Telmo Bessa do Nutec (Rua Prof. Rômulo Proença, s/n – Pici, Fortaleza – CE, 60440-552)

Horário: 09h30 às 11h30

Conferencista: Sr. Ricardo Pinheiro Ribeiro

Tema: Integração Energética de Mini Usina Heliotérmica de Calhas Parabólicas em Processo Industrial : Caso Prático no Semiárido