​Nutec marca presença em Feira do Conhecimento

31 de outubro de 2017 - 17:15

Pelo menos 10 mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos do Ceará, entre os dias 26 e 29 de outubro

A Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios terminou neste domingo, 29, movimentando estudantes e empresas durante quatro dias. O evento recebeu 10 mil pessoas, incluindo moradores de Fortaleza e de outros municípios.

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) marcou presença no evento com um estande cheio de atrações, uma van para análise de água e várias palestras.

Robô mascote

Uma das principais atrações do evento foi o pequeno ‘NAO’, o robô humanoide do Nutec. O protótipo de 57 centímetros consegue se comunicar em 24 idiomas e além das pesquisas, é importante para a área da saúde. Isso porque o ‘NAO’ interage com crianças e adolescentes com câncer e Síndrome de Down, por exemplo.


Análise de pedras preciosas

O público que passou pelo estande do Nutec pode entender um pouco como é feita a análise de pedras preciosas, serviço oferecido pela instituição através do Laboratório de Ensaios Químicos. Na feira, foram expostas amostras de pedras brutas.


Engenharia Civil

Na área de engenharia civil, o Nutec apresentou equipamentos para ensaios não-destrutivos, que consistem em uma alternativa mais moderna de avaliar as características das estruturas metálicas e de concreto, sem a remoção de amostras. (Ler mais em: https://goo.gl/ydTKx2).


Miniusina de biodiesel de 3ª geração

O Nutec pode apresentar no seu estande amostras de biodiesel originados de oleaginosas, vísceras de tilápia, sebo bovino e suíno para ilustrar e explicar o processo de produção de biocombustível, além das etapas, interações químicas, precauções e resíduos provenientes da finalização do procedimento. (Ler mais em: https://goo.gl/4XaWZ1).


Automação e robótica

Além do mascote NAO, a área de automação e robótica do Nutec apresentou a impressora 3D totalmente produzida pela instituição e o protótipo de uma maca semiautônoma, controlada por joystick.


NutecLab Móvel

O NutecLab Móvel é uma van usada para fazer análises físico-químicas e bacteriológicas de água in loco. No evento, foram apresentadas demonstrações das análises de nitrito, cálcio e cloro residual, indicativos de qualidade da água para consumo. O NutecLab também contou com um microscópio onde os vistantes poderão manusear e ver alguns micro-organismos.


Negócios

Com a sua participação na Feira do Conhecimento, o Nutec pode mostrar um pouco das atividades que realiza e teve a oportunidade de efetuar os primeiros contatos para futuras parcerias, além de gerar novos negócios.