Nutec participará do Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica

10 de julho de 2017 - 16:57

O evento é realizado pela Aneel e acontecerá em João Pessoa

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec – participará durante os dias 2,3 e 4 de agosto da nona edição do Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica – Citenel. A instituição será representada pelo engenheiro Higino Silva. O evento acontecerá em João pessoa (PB) e contará com apresentação de novos produtos e tecnologias, painéis de debates e discussões e stands em exposição.

O Nutec está sempre em busca de aperfeiçoamento e experiências que possam trazer benefícios para a instituição. Nesse sentido, será importante marcar presença para divulgar o projeto da implementação do Laboratório de Ensaios de Qualificação e Certificação de Módulos e Componentes de Sistema Solar Fotovoltaico no Parque Tecnológico da instituição. O plano é uma iniciativa da Gerência de Mecânica, Elétrica, Energia e Automação – Gemea, que tem à frente Raimundo Montefusco Jr.

Para Epitácio Nascimento Filho, engenheiro do Laboratório de Eficiência Energética e Energias Renováveis – LE³R – a participação da fundação no evento é essencial para a discussão de iniciativas na área de energia renováveis. “As principais lideranças e instituições do segmento estarão presentes. Essa é uma oportunidade de gerar parcerias, aumentar conhecimentos e vislumbrar oportunidades”.

O Congresso 

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL realiza, bienalmente, o Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica – CITENEL. O evento é uma oportunidade para que empresas de energia elétrica e instituições de P&D divulguem inovações tecnológicas desenvolvidas no âmbito dos Programas regulados, além de ser um momento para troca de experiências e para a discussão da regulamentação vigente.

Os eventos têm por objetivo divulgar os resultados obtidos nos Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e de Eficiência Energética (EE) realizados pelas concessionárias, permissionárias e autorizadas dos serviços de energia elétrica, sob regulação da ANEEL, conforme previsão na Lei 9.991/2000. Constituem-se no principal locus para a discussão da P&D e EE no setor elétrico brasileiro, bem como para o debate sobre temas relacionados às políticas de apoio à inovação tecnológica no setor.