Nutec Contribuindo com a Segurança Elétrica dos Parques e Usinas Eólicas

23 de outubro de 2019 - 10:35 # # #

Autor: Epitácio Nascimento

A segurança elétrica dos parques e usinas eólicas é concebida com uma arquitetura denominada Camadas de Proteção-LoPA (Layer of Protection Architecture), onde a medição das grandezas elétricas primária (corrente elétrica) e derivadas (tensão elétrica e resistência elétrica) é a primeira camada de proteção dessa arquitetura de segurança elétrica da usina eólica. A segunda camada de proteção da usina eólica é o controle automático dessas grandezas elétricas, que mantém estabilizada a tensão elétrica de geração elétrica. A terceira e quarta camadas são respectivamente o pré-alarme de limites operacionais atingidos dessas grandezas elétricas e, o desligamento de emergência (shut-down) do parque e usina eólica por motivo dessas grandezas elétricas atingirem valores além dos limites operacionais admissíveis de projeto. A figura a seguir ilustra, de formato simplificado, as quatro Camadas de Proteção-LoPA (Layer of Protection) da arquitetura de segurança elétrica da usina eólica.

O Laboratório de Medidas Elétricas-LME do Nutec com Certificado de Acreditação CAL Nº 0195 emitido pelo Inmetro, segundo os requisitos estabelecidos pela ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, é integrante da Rede Brasileira de Calibração-RBC e tem sido a infraestrutura laboratorial de calibração compulsória e voluntária de instrumentos medidores das grandezas elétricas primária (corrente elétrica) e derivadas (tensão elétrica e resistência elétrica) dos parques e usinas eólicas do Ceará e dos estados do Nordeste Setentrional, contribuindo assim com a segurança elétrica dessas usinas geradoras e estratégicas para a estabilidade operacional do Sistema Interligado Nacional-SIN no período seco da geração hidroelétrica do Nordeste.

 

O LME do Nutec está apto a emitir certificados de calibração com o selo Inmetro de acreditação para as faixas e incertezas:

Calibração de Instrumentos Medidores
Tensão AC/60Hz:10mV a 1000V ±(10μV a 0,16V);
Corrente AC/60Hz: 30μA a 1000A ±(0,075μA a 12A);
Tensão DC: 10mV a 1000V ±(1,1μV a 7,9mV);
Corrente DC: 10μA a 19,9A ±(3,0nA a 12mA);
Resistência:1Ω a 1GΩ ±(0,12mΩ a 2,8MΩ).