Orientações para o retorno ao trabalho presencial

31 de agosto de 2020 - 12:04

Após mais de cinco meses de quarentena, as fases de flexibilização estão avançando cada vez mais no Ceará. Mas, a volta do trabalho presencial não significa que a pandemia passou. O novo coronavírus ainda mata cerca de mil pessoas por dia só no Brasil, marcando família e amigos das mais de 120.000 vidas interrompidas até o momento.

Para que esse cenário não seja ainda pior, algumas medidas de prevenção devem ser adotadas.

1.O uso de máscara é OBRIGATÓRIO e imprescindível;

A máscara deve ser bem colocada, tampando o nariz e a boca. Deve ser trocada antes de ficar umedecida, já que neste caso ela perde sua capacidade de filtração. Ao ser trocada, deve-se tirar a máscara pelo elástico que prende a orelha, sem tocar na parte frontal. O descarte deve ser feito em local correto e, se for usar a máscara novamente, caso retire para alimentar, deve guardá-la em um local que não tenha risco de contaminação – como uma sacolinha exclusiva para esse uso. Antes e após o contato com a máscara, para tirar ou colocar, deve-se higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%.

2. Álcool gel e higienização das mãos e locais de trabalho

O uso de máscaras de proteção deve vir acompanhado com outras proteções. O uso do álcool em gel e a higienização das mãos, em locais de trabalho e transportes coletivos são fundamentais. Lavar as mãos com água e sabão inativa o vírus, manter higienizado com álcool as mesas de trabalho e locais onde as pessoas colocam as mãos para se segurarem são medidas essenciais para o combate ao vírus.

3. Ventilação da área de trabalho

É importante manter janelas e portas abertas para a ventilação do ambiente e ainda com todo mundo usando a máscara. A fala gera aerossol e muita gente falando num mesmo espaço o problema pode ser ainda maior.

4. Distanciamento

Outra ação importante e que deve ser contínua e precisa, é o distanciamento entre as pessoas de um metro e meio ou mais, mesmo com o uso das máscaras e com a higienização adequada.

 

Previna-se!