Perspectivas da inspeção veicular é tema de encontro

24 de fevereiro de 2017 - 15:47

Evento motivou interesse sobre novas tecnologias de inspeção.

Com a presença de entidades como o Detran-CE, o Crea e empresários interessados, o Nutec, através da Gerência de Mecânica, Elétrica, Energia e Automação – GEMEA de , promoveu nessa quarta-feira (22/02) um evento no Auditório Antônio Telmo Bessa para divulgar o Laboratório de Inspeção e Segurança Veicular (Lisv) e discutir as nuances da inspeção veicular no Ceará e no país, com enfoque em carros elétricos e híbridos.

A relação entre legislação e inspeção

Os gerentes e técnicos do Nutec apresentaram aspectos específicos da legislação de trânsito nacional, como os artigos 104 e 106 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) , que apontam para a necessidade de inspeção e suas consequências para a sociedade como a segurança, redução de desgastes e acidentes. O debate abordou tanto carros tradicionais como os movidos a energia renovável.

Levantaram diversos fatores técnicos acerca dos riscos, peculiaridades, possibilidades e regulamentação da inspeção em carros elétricos e híbridos, sobretudo no que tange a evolução da tecnologia e dos elementos que conferem maior segurança e autonomia, além da manutenção especial para automóveis desse tipo.

O Lisv no Nutec

O Nutec já possui experiência na inspeção veicular visual e automatizada. Enfatiza o seu papel ao longo dos anos nesse tipo de serviço e se planeja para ingressar na inspeção de carros elétricos e híbridos, com técnicos e pesquisadores especializados.

Foi destacada a importância de parcerias público-privadas tanto no aspecto tecnológico como na sensibilização dos governos e usuários para a inspeção de carros sustentáveis e automatizados.