Pesquisadora do Nutec é entrevistada pelo programa Falando Ciência

28 de março de 2022 - 15:01

A supervisora da Gerência de Materiais e pesquisadora do Nutec (Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará), Janaína Sobreira, foi entrevistada pelo programa Falando Ciência, da Rádio Universitária, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e meninas na Ciência. Janaína participou de duas edições do programa: a primeira, como foco em Nanotecnologia, e o segundo momento, que tratou da atuação do Nutec na produção e fomento à ciência no Estado do Ceará.

Intitulado “Nanotecnologia: um mundo muito pequeno”, o primeiro encontro com a presença da supervisora e pesquisadora do Nutec tratou da aplicação da tecnologia, que se dedica ao estudo da manipulação da matéria numa escala atómica e molecular. Janaína relatou de onde surgiu seu interesse pela ciência desde sua infância até sua escolha profissional como Química.

O segundo encontro teve como tema a atuação do Nutec e os principais projetos que o núcleo desenvolve com foco na sociedade, indústria e setor privado. Manutenção, controle de qualidade, treinamento de pessoal, consultoria e pesquisa aplicada são alguns dos segmentos de atuação do núcleo. Janaína citou a ações do Nutec em parceria com o Governo do Estado em grandes projetos, destacando a produção, certificação e doação de álcool em gel para a Secretaria de Saúde do Estado no ano de 2020 e 2021 durante a pandemia de Covid-19.

Janaína Sobreira Rocha é graduada em Química Bacharelado e Química Industrial, com Mestrado e Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Estágio no grupo de medicina do instituto INL (Iberian Nanotechnology): diagnóstico e tratamento cancerígeno (Portugal/Braga 2016-2018) com o desenvolvimento de nanopartículas utilizadas como agentes de contrastes cancerígeno bimodais aplicados a Ressonância Magnética por Imagem (MRI). Possui experiência nas áreas de análises laboratoriais, síntese, funcionalização e caracterização de novos nanomateriais (Nanotubos orgânicos e inorgânicos, nanofolhas, nanopartículas magnéticas,óxido de grafeno, grafeno, nanopartículas de prata, nanopartículas magnéticas) e fibras poliméricas naturais e artificiais. Atualmente, é membro da Comissão técnico-científica do Nutec, sendo responsável pela consolidação da plataforma tecnológica Ceará Nanotecnológico no âmbito ICTs-Indústria.

“Foi um grande prazer fazer parte do programa “Falando Ciência”, tanto pelos organizadores, que são professores que tenho tamanho respeito e admiração, quanto pela característica de divulgar ciência de forma clara para todos. De nada adianta fazermos pesquisas que jamais serão divulgadas a população, é para elas que trabalhamos e temos o compromisso”, afirma Janaína.

O Falando Ciência é uma realização do Centro de Ciência da UFC e tem como membros: Raimundo Nogueira, Saulo Reis, Pablyana Cunha e Diana Azevedo.

Confira o conteúdo completo:

Episódio 1 – “Nanotecnologia: um mundo muito pequeno” – https://open.spotify.com/episode/23gnyrMmZaxXkIPQ8T6edJ?si=IMumcdalQlix0RWHin3t_Q&utm_source=copy-link

Episódio 2 – “Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial no Ceará” – https://open.spotify.com/episode/6nnV7Nd0J1QhhZC1Flt2Tw?si=cdOyhNSOQX2JMNmHe2Twqg&utm_source=copy-link