Reitor Cândido Albuquerque e secretário Inácio Arruda discutem ações conjuntas entre UFC e Secitece

22 de janeiro de 2020 - 09:57 # # # # #

Texto: Ascom Secitece Fotos: Chico Gomes

Este foi o primeiro encontro da Secitece com a nova gestão da Universidade

A participação da Universidade Federal do Ceará no “I Simpósio: Impactos e Desafios da Educação Superior no Estado”, que será realizado no mês de março, em Fortaleza/CE, foi um dos assuntos tratados em reunião entre o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e o reitor da UFC, professor Cândido Albuquerque, na última sexta-feira (17/1), na reitoria.

Este foi o primeiro encontro com a nova gestão da UFC e, na oportunidade, Inácio apresentou ao reitor a estrutura estadual de educação superior, que hoje conta com seis universidades públicas e 15 centros universitários. O titular da Secitece também fez um panorama breve sobre o papel de algumas das diversas instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação cearenses.

Democratizar o conhecimento e pensar em ações conjuntas entre UFC e Governo do Ceará deram a tônica da da reunião, que abordou ainda projetos importantes para o desenvolvimento do Estado e que estão conectados à transformação digital, a exemplo da plataforma Ceará 2050 e os programas Cientista Chefe e Corredores Digitais.

“A UFC é a maior Universidade, entre públicas e privadas. Não só é a ‘mãe’ de todas as outras, mas a maior. Precisamos manter essa relação muito forte com a UFC. Eu brinco às vezes que a Universidade é Federal, mas não é do Pará, nem é em Goiás, é no Ceará e do Ceará, por isso deve haver uma integração entre o Estado do Ceará e a UFC”, declarou Inácio no encontro.

Participaram da reunião a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Nágyla Drumond; o coordenador de Educação Superior da Secitece, Cândido B.C. Neto; e o presidente da Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), Francisco Magalhães.