Representantes do Nutec e da Cegás se reúnem para viabilizar parcerias

19 de agosto de 2021 - 16:24

Equipes técnicas das duas instituições vislumbram projetos envolvendo o novo Parque Tecnológico do Nutec

Na manhã da última quarta-feira (18), o presidente do Nutec, Francisco Magalhães, e o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, se reuniram com o presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegas), Hugo Figueiredo, para viabilizar parcerias. A iniciativa celebra a modernização do Parque Tecnológico do Nutec, que acaba de inaugurar o novo Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse).

O gerente de negócios do Nutec, Gabriel Aguiar, explica que a parceria faz parte da estratégia de relacionamento das instituições com a indústria. “O Nutec oferece importante suporte tecnológico ao setor industrial do Ceará através dos serviços laboratoriais que oferece”, pontua.

Ari Clecius, coordenador do Larse, disponibilizou todo o portfólio de análises laboratoriais oferecidos pelo Nutec  destacando as análises de gases. ” Toda a expertise do Nutec está à disposição da Cegás, e a presença do secretário Inácio Arruda neste encontro só demonstra a importância da união entre as instituições para o desenvolvimento do setor industrial no estado do Ceará, completa Magalhães.

 

Larse

O Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes é um projeto pioneiro no estado do Ceará. O projeto surgiu a partir de uma parceria entre Nutec e UFC para o atendimentos às indústrias, órgão ambientais e consórcios de resíduos sólidos, tanto na prestação de serviços e consultorias tecnológicas, bem como no desenvolvimento de soluções inovadoras no tratamento de efluentes e resíduos sólidos.

O laboratório possui diversas linhas de pesquisa e uma equipe composta por mestres e doutores, além de profissionais capacitados nas normas ISO 17025, boas práticas de laboratório e cálculos de incerteza de medição.