Secretaria das Cidades se aproxima da fundação para parcerias

27 de abril de 2017 - 14:39

As duas entidades planejam ações conjuntas em tecnologias para o desenvolvimento

Jesualdo Pereira Farias, Secretário das Cidades e ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFCE), visitou a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) ontem (27/4) para intensificar conexões de cooperação para projetos e ações de desenvolvimento, principalmente nas áreas de urbanização, saneamento, sustentabilidade e infraestrutura. A fundação apresentou sua organização, complexos laboratoriais, capital humano capacitado, bem como as últimas realizações em diversos setores de pesquisa e inovação.

Tanto Jesualdo quanto o presidente do Nutec, Francisco das Chagas Magalhães, comentaram sobre a necessidade e o compromisso das entidades do governo em criar laços para trabalhos conjuntos, interdisciplinares e que possibilitem respostas aos desafios econômicos e sociais das cidades cearenses.

O encontro deu ênfase também a novos modelos de desenvolvimento, inserindo mais tecnologia e valor aos produtos e serviços oferecidos pelo estado. Outro ponto importante na fala dos participantes foi a interiorização do crescimento econômico e suas consequências para geração de empregos, renda, conhecimento e inovação.

O secretário e os gestores do Nutec destacaram o papel fundamental das instituições de ensino e pesquisa, especialmente as universidades, institutos estaduais e federais, em participar de atividades do governo na área de tecnologia da informação (T.I), engenharias e empreendedorismo.

Preocupações sobre transporte público, recursos hídricos, planejamento urbano, saneamento e regularização fundiária estão entre as prioridades dos cerca de 700 projetos da Secretaria das Cidades em 184 minicípios que poderão contar com o Nutec e sua infraestrutura nas áreas de alimentos, química, energias renováveis, construção civil, resíduos sólidos, entre outros.

Os órgãos vão compor uma agenda de reuniões para alinhar interesses e criar pontes de ajuda nos mais diferentes segmentos que possibilitem mais rapidez e qualidade nos trabalhos realizados, contando para isso com a experiência e tradição da fundação no setor industrial e tecnológico.

Assessoria de Relações Institucionais (Assin)

Assessoria de Comunicação (Asscom)

Rainer Lima Leal            Fone: (85) 3101.6925