Plano estadual de CT&I discutido em Sobral

9 de junho de 2017 - 14:32

A oficina reuniu representantes da academia e do meio empresarial de vários municípios da Região Norte do Ceará

Aconteceu em Sobral, a terceira oficina para elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará, reunindo representantes de universidades, do setor empresarial, dos Centros Vocacionais Tecnológicos do Ceará – CVTs dos municípios da região Norte, além de profissionais ligados à área de CT&I. O evento foi realizado nessa quarta-feira (07/06) na sede da Universidade do Vale do Acaraú – UVA- (campus Derby) com a presença do reitor da UVA, Fabiano de Carvalho.

O secretário da Secitece, Inácio Arruda, abriu os trabalhos, destacando o potencial da Região Norte do Ceará na colaboração do desenvolvimento tecnológico do Estado. “A elaboração do Plano Estadual de CT&I está diretamente ligada a melhoria da qualidade de vida da população mais pobre. Precisamos gerar riqueza no sentido da inclusão social”, disse, acrescentando que Sobral conta com duas grandes empresas, como a Votorantim e Grendene, que impacta a economia da região. No entanto, “essas empresas não instalaram aqui as suas áreas de inovação e tecnologia. É preciso que elas tragam esse setor para o Ceará”, pediu.

A apresentação do projeto e a metodologia do Plano Estadual de CT&I foi realizada pelos consultores Sérgio Buarque e Rosana Ribeiro, da Macroplan Consultoria, empresa selecionada para conduzir os trabalhos, reforçando o caráter abrangente e inclusivo do documento, que traçará a estratégia estadual de CT&I até o ano 2050. O objetivo é o aumento da competitividade sistêmica do Estado, o combate à pobreza, a redução da desigualdade e a preservação do meio ambiente.

A oficina para a elaboração do Plano de CT&I contou com a participação de representantes de entidades como CLF, INTA, UFC, Sebrae, IFCE, IBAM, CED, AMMA, CREA, IADE, Sindiuva, além de estudantes e interessados na área de TI.

Com informações da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece)

Assessoria de Relações Institucionais (Assin)

Assessoria de Comunicação (Asscom)

Rainer Lima Leal        Fone: (85) 3101.6925