Dia do químico: a importância da química no cenário atual

18 de junho de 2020 - 15:53 # # # # #

Webinar destaca a atuação dos químicos durante a pandemia da Covid-19

Hoje, dia 18/06/2020, comemora-se o dia do químico. O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) promoveu um webinar para toda a comunidade, cujo tema foi: “A importância da química no cenário atual“. O evento contou com a participação do Prof. Belmino Romero (Universidade Federal do Ceará – UFC) e docentes de outras instituições, como IFCE e Unifor.

A partir da pandemia da Covid-19, a atuação dos profissionais da Química ganhou mais destaque pela versatilidade e desempenho em diversas áreas que influenciam diretamente no dia a dia. Através dos químicos foi possível mobilizar o meio científico e a sociedade, em uma ampla rede de fabricação de produtos, pesquisa, desenvolvimento de novos equipamentos e informação correta, precisa e confiável.

Para o professor Belmino Romero, a química é a ciência da vida. “Neste momento, a química tem salvado as pessoas e falar da química é falar do amor pela vida, pois tudo tem química”, destaca.

Não há aspecto do dia a dia que não tenha a Química envolvida, realizando desde cosméticos até combustíveis. Além disso, a química está na geração de energia e na produção de medicamentos e no desenvolvimento da vacina.”A industria química é a mão invisível do mundo. Está muito envolvida no nosso dia a dia”, afirmou a química industrial e pesquisadora do Nutec, Andréa Girão.

O professor Rinaldo dos Santos Araújo, do IFCE, destacou o desafio que os químicos têm para o pós-pandemia. “Precisamos alocar recursos para o setor químico ou criar iniciativas químicas específicas, como parte do processo técnico-econômico de recuperação. Temos que incentivar investimentos em inovações para atingir metas ecológicas e de sustentabilidade, como biocombustíveis, produção de gás hidrogênio e reciclagem de plástico, via política eficiente de subsídios e/ou de sistemas de financiamento. Além disso, será necessário incorporar os riscos de sistemas físicos, tais como mudanças climáticas, pandemias e desastres no planejamento e financiamento da infraestrutura química”, finalizou.

No combate à Covid-19, os químicos atuam em diversas frentes. Há profissionais na fiscalização e produção do álcool 70 e outros produtos sanitizantes; na elaboração de informes técnicos como a cartilha sobre o uso adequado da água sanitária na prevenção à Covid-19; na elaboração de notas técnicas, entre outros.

O Nutec parabeniza todos os profissionais da química pelo seu dia!

Dia do Químico

O dia 18 de junho foi escolhido como o Dia Nacional do Químico, pois, nessa data, no ano de 1956, foi promulgada pelo então Presidente Juscelino Kubitschek a “Lei Mater dos Químicos” – Lei nº 2800/56. Essa data teve muita importância para os profissionais da Química no Brasil, pois essa lei foi dispôs sobre o exercício da profissão de Químico e também criou os Conselhos de Química: CFQ/CRQs (Conselho Federal de Química e Conselhos Regionais de Química).

Com isso, os químicos não só deixaram de ser uma classe praticamente desconhecida em nosso país, como também passaram a atuar mais ativamente no progresso tecnológico, melhorando a qualidade dos produtos nacionais.

Fonte: Brasil Escola