Encontro realizado nesta quita-feira debateu sobre tecnologia heliotérmica

11 de agosto de 2017 - 11:44

o evento aconteceu no auditório Telmo Bessa do Nutec

Nesta quinta-feira (10.08), a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), através da Gerência de Mecânica, Elétrica, Energia e Automação (Gemea) realizou o quarto “Momento de Integração Tecnológica – MIT”. O auditório da instituição reuniu alunos, professores e empresários para mostrar alertas, lições aprendidas e boas práticas de engenharia em usina heliotérmica de tecnologia de calhas parabólicas com sua aplicação em fogões solares.

Na ocasião, o engenheiro e consultor em energia, Ricardo Pinheiro Ribeiro, ministrou a palestra com o tema: “Integração Energética de Mini Usina Heliotérmica de Calhas Parabólicas em Processo Industrial : Caso Prático no Semiárido”. Em um segundo momento, consultor senior, Epitacio Nascimento Filho, discorreu sobre “Fogão Helio-Fluidotérmico aplicado no Semiárido”.

Para o gerente do Gemea, Raimundo Montefusco, este tipo de encontro é enriquecedor “ é um momento onde podemos debater assuntos de tecnologia de ponta com empresas interessadas em parcerias para desenvolver projetos com o Nutec.”

Compareceram representantes do BNB, FIEC, Semace, empresas de energia, universidades e estudantes, além de clientes do Nutec.

Tecnologias heliotérmicas

As tecnologias heliotérmicas, internacionalmente conhecidas como CSP (Concentrated Solar Power), geram calor em temperaturas operacionais entre 250 e 1.500 ºC, utilizando espelhos para concentrar irradiação direta normal do sol. Esse calor pode ser aproveitado diretamente em processos térmicos, armazenado, ou transformado em eletricidade em um ciclo de potência.