Servidora do Nutec recebe homenagem por 45 anos de contribuição à instituição

6 de junho de 2024 - 16:27 #

Dra. Iêda Nadja Silva Montenegro recebeu do presidente do Nutec uma comenda de reconhecimento por mérito profissional

Nesta quinta-feira (06/06), o Nutec homenageou a Dra. Iêda Nadja Silva Montenegro, em reconhecimento aos seus 45 anos de dedicação à instituição. Durante a cerimônia, Dra. Iêda recebeu emocionantes depoimentos de colegas, ex-funcionários, do presidente do Nutec, Francisco Magalhães, da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, e do secretário de Ciência e Tecnologia para o  Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda. Na ocasião, o presidente do Nutec entregou uma comenda de reconhecimento por mérito profissional à servidora.

“É inegável que a história da Iêda se confunde com a do Nutec. A profissional chegou recém-formada para se aliar a um grupo de pesquisadores, técnicos e idealizadores de uma ICT. É uma jornada que já vai completar 50 anos, com 45 deles marcados pela contribuição da Dra. Iêda”, disse Magalhães.

Charles Nobre, Dr. Manfredo Lins, Dra. Iêda Nadja, Dra. Fadia Valentim e Francisco Magalhães

Em sua fala, Inácio Arruda destacou a importância da homenagem. “Iêda se formou engenheira em uma época em que havia poucas mulheres na profissão. Ela não só se graduou, como também fez pós-graduação, veio trabalhar no Nutec e dedicou grande parte de sua vida à instituição. Eu tive a felicidade de trabalhar ao lado desta profissional por oito anos. A contribuição da Iêda ao Nutec, ao Ceará e ao nosso país merece ser homenageada”.

Equipe do Nutec

Iêda Nadja Silva Montenegro possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e doutorado em Química pela mesma instituição (2007).

Foi membro da equipe de Obras Especiais em Fortaleza, atuando em projetos como a Arena Castelão, o Aquário, o Metrô e o Centro de Formação Olímpica do Nordeste, sendo responsável pelos processos de pintura anticorrosiva e proteção catódica.

Como pesquisadora do Nutec, Dra. Iêda tem experiência na área de Química, com ênfase em corrosão atmosférica, atuando em temas como corrosão, cera de carnaúba, tratamento de superfície e transferência de tecnologia.

Com ampla experiência em gestão, foi diretora de Empreendedorismo e Negócios do Nutec e atualmente está à frente da Diretoria de Metrologia da instituição.