Laboratório de Mecânica, Elétrica, Energia e Automação

26 de outubro de 2016 - 19:48

 
Laboratórios de Mecânica, Elétrica, Energia e Automação


– Centro de Referência em Automação e Robótica – Centauro

– Laboratório de Medidas Elétricas – LME

– Laboratório de Energias Renováveis – Le³r


 
– CENTAURO

O Centro de Referência em Automação e Robótica – Centauro, é uma parceria da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec, com a Universidade Federal do Ceará – UFC, através do departamento de Engenharia de Teleinformática – DETI, e o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará – Secitece e da Rockwell Automation.

O Centauro tem por principal objetivo permitir a realização adequadamente apoiada e equipada de projetos industriais em automação, robótica e compatibilidade eletromagnética com perspectiva de incorporação de máquinas, componentes e sistemas inteligentes aos processos.

Quando se trata de conceitos internacionais de modernidade, produtividade e competitividade, há necessidade e exigência da incorporação de novas tecnologias e mão de obra especializada, notadamente em automação. Buscando oferecer soluções inteligentes e competitivas ao mercado e pensando na ampla procura de resultados na ampla procura de resultados confiáveis, oferecemos um Centro de Integrado em Automação e Robótica que fará parceria fundamental na solução do mais exigente ambiente de produção. 

Infra-Estrutura

O Centro de Referência em Automação e Robótica, no que se refere à infra estrutura, disponibiliza o laboratório de Robótica – Labor e LabControl.

Equipado para a realização de pesquisa, projetos, serviços e treinamentos relacionados às áreas de produção industrial, faz ensaios e análises, inspeções, laudos e pareceres técnicos. O braço robótico, pode ser usado na automação de processos, como o de corte de rochas, alternativa a forma manual.

LABOR

O labor dispõe de um inteligente e sofisticado conjunto de robôs móveis bastante versáteis para que as aplicações indoor de robôs industriais e de serviços, envolvendo engenharias de telecomunicações, de computação, mecânica e de materiais.

Produtos e Serviços:

– Construção de robôs para:

  – Monitoramento

  – Inspeção

  – Manutenção de instalações públicas e industriais

– Capacitação profissional da indústria via treinamento dos engenheiros e técnicos em automação e controle dos sistemas robóticos.

-Capacitação do corpo discente da universidades em aplicações práticas de robótica.

LABCONTROL

Este laboratório dispõe de um conjunto de equipamentos para automação e controle da estação de bombeamento, reator químico, semáforo, esteira transportadora, motores e outros instrumentos complementares em consonância com as exigências atuais de inovação e pesquisa.

Produtos e Serviços:

– Capacitação de profissionais da indústria via treinamento de técnicos em automação e controle de sistemas industriais.

– Projeto e desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle de processos industriais.

– Especificação, aplicação e execução de manutenção em equipamentos de instrumentação industrial e aplicativos de supervisão e controle.

 
– LABCONTROL

 
– LABOR

 


Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta de 8h às 17h


Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial Do Ceará | Nutec
CNPJ: 09.419789/0001-94 | Insc. Estadual: 06932816-1 | www.nutec.ce.gov.br | cac@nutec.ce.gov.br 
Rua Professor Rômulo Proença, s/n – Campus do Pici – Fortaleza-CE – CEP: 60440-552
Núcleo de Atendimento ao Cliente | Fone: +55 85 3101.2446/2447 | Fax: +55 85 3101.2436
Ouvidoria: Fone: +55 85 3101.2896 | ouvidoria@nutec.ce.gov.br