Evento debate a proteção dos direitos da mulher

5 de abril de 2024 - 20:30 #

Roda de conversa com a presença da coordenadora da Casa da Mulher Brasileira do Ceará abordou o combate à violência conta a mulher

Um importante debate sobre os direitos da mulher aconteceu nesta sexta-feira, 05 de abril, na sede do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec). O evento contou com a participação da coordenadora da Casa da Mulher Brasileira do Ceará, Daciane Barreto, para discutir políticas públicas e leis voltadas à prevenção e combate à violência contra a mulher.

A Diretora de Operações e Negócios do Nutec, Dra. Fádia Valentim, deu início às atividades expressando sua gratidão pela contribuição de Daciane Barreto e ressaltando a importância de promover debates sobre as pautas femininas.

Cleine Pinto, Daciane Barreto, Fádia Valentim e Paulo Junior

Mestre em Políticas Públicas e assessor da presidência do Nutec, Paulo Junior Barbosa, ressaltou que as mulheres compõem a maioria dos colaboradores do Nutec, ocupando posições nos laboratórios, cargos de liderança e na diretoria.

A assistente social do Nutec, Cleine Pinto, explicou que nos últimos anos, o Ceará tem criado e investido em alguns equipamentos importantes para a defesa dessa categoria, como a Casa da Mulher, a Secretaria das Mulheres e a Ouvidoria da Mulher. Segundo ela, é primordial que as medidas tenham um caráter de política de Estado, e não de governo, para garantir a sua continuidade.

Daciane Barreto compartilhou aspectos de sua trajetória, destacando relatos marcantes de sua dedicação à defesa dos direitos das mulheres no Ceará. Em 2022, sua luta pela causa feminina foi reconhecida pela Câmara Municipal de Fortaleza, que a homenageou com a Medalha Maria da Penha.

Daciane Barreto

Durante seu discurso, a convidada reservou um momento para alertar as mulheres sobre os diferentes tipos de violência e os primeiros sinais de alerta em casos de violência doméstica. Ela mencionou os recursos disponíveis em cooperação com a Casa da Mulher Brasileira do Ceará, destinados exclusivamente à proteção de mulheres em situação de risco.

“O Nutec está promovendo momentos de sensibilização e viabilizando canais para a troca de informações valiosas para que as mulheres conheçam seus direitos e os mecanismos de apoio oferecidos pelas instituições públicas do Ceará”, diz o assessor da presidência do Nutec.