Minicurso gratuito para capacitação na modelagem 3D

22 de abril de 2021 - 09:59 # # # # #

O Núcleo de Tecnologia e Quallidade Industrial do Ceará (Nutec), em parceria com o Instituto Atlântico (IA), preparou o minicurso “Software de modelagem 3D (Fusion 360)“. Compilado em 5 módulos, o treinamento tem o objetivo de capacitar profissionais na criação de imagens. As inscrições de cada módulo podem ser realizadas através do Sympla.com e, ao final, será emitido o certificado de participação.

Desenvolvido pela Autodesk Inc, o Fusion 360 é um software que possibilita a criação de modelações 3D CAD/CAM para dar vida a produtos e projetos. Hoje, a impressão 3D é uma tecnologia necessária em diversas áreas, como engenharia, design, arquitetura, medicina e demais setores que exigem criação de produto. No atual cenário de pandemia, por exemplo, máscaras, conhecidas como face shields, estão sendo feitas em impressoras 3D e servem para ajudar na prevenção de profissionais da saúde.

Nessa perspectiva, o minicurso “Software de modelagem 3D (Fusion 360)” tem o intuito de deixar mais fácil o processo de criação do produto e, também, dar maior domínio para a realização da modelagem 3D. 

O evento virtual é fruto de ações do Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação firmado entre Nutec e Instituto Atlântico. Confira a programação e inscreva-se!

Agenda:

Módulo 1: 26/04 – Introdução, preparar ferramentas

Módulo 2: 28/04 – Operações básicas

Módulo 3: 03/05 – Modificadores I

Módulo 4: 05/05 – Manutenção, Fatiamento, Perfis

Módulo 5: 10/05 – Esboços

Fusion 360

O Fusion 360 apresenta ferramentas para criação de imagens para atender todo tipo de profissional. Dentre elas há modelação de objetos ‘scanneados’, importação de OBJ e STL, uso de T-Splines para formação de imagens conceituais, modelação 3D de superfícies e sólidos, preparação de modelos para impressões 3D, base para estudos de montagens de imagens e movimentação dessas.

O programa traz também análise e inspeção de formas, importação, exportação e uso de diversos tipos de arquivos, como .OBJ, .DXF, .DWG, .SLDPRT e .PDF, renderização 3D e visualização, com múltiplos recursos de efeitos, ray tracing e demais e visão 2D ou 3D em até 65 formatos nativos