Nutec recebe visita do secretário-executivo do Desenvolvimento Econômico e Trabalho

7 de junho de 2019 - 11:13 # # # # #

Na manhã da última quarta-feira (05/6), o Nutec recebeu a visita do secretário secretário-executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico  e Trabalho (Sedet), Júlio Cavalcante. O objetivo do encontro foi de conhecer como funcionam os laboratórios da instituição para prospectar parcerias.

Em reunião com assessores, gerentes e diretores do Nutec, foram apresentadas ao secretário as principais ações e projetos desenvolvidos pela Fundação nas áreas de alimentos, materiais, inovação e energias renováveis.

Júlio Cavalcante iniciou a visita pelo Laboratório de Química Ambiental e de Resíduos Sólidos e Efluentes. Na ocasião, o secretário pode conhecer o projeto de biogás e compostagem e as instalações para a realização de análise de água.

O Laboratório de Química Instrumental despertou curiosidade e interesse pelo potencial apresentado tanto na quantidade de equipamentos modernos como pelos técnicos preparados. “Temos que explorar o potencial que o Nutec tem de prestar serviços não só para o Estado, como para a Região. São muitos laboratórios, com mestres e doutores atuando e desenvolvendo tecnologias.” afirmou.

O Secretário conheceu ainda os laboratórios da Gerência de Materiais, que realiza ensaios densidade aparente, porosidade, resistência, absorção de água, impacto de corpo duro, entre outros. No Laboratório de Medidas Elétricas (LME), Júlio Cavalcante foi apresentado aos equipamentos de calibração que são essenciais para a indústria 4.0. O LME foi o primeiro laboratório cearense integrante da Rede Brasileira de Calibração – RBC e é acreditado desde 2002.

 

Para o secretário-executivo da Sedet, a inovação é o gatilho para trazer mais oportunidades para o Estado. “Temos grandes talentos aqui, mas que por falta de oportunidade vão trabalhar em outro estado ou país. É importante que esses jovens apliquem seus conhecimentos no Ceará e façam inovação, gerando oportunidade e competitividade para as empresas. Temos que mudar a realidade”, enfatizou Júlio após a visita.

Diretor de Inovação Tecnológica do Nutec, João César Pinheiro; Diretora de Empreendedorismo e Negócios, Ieda Montenegro; Secretário-executivo da Sedet, Júlio Cavalcante; Presidente do Nutec, Francisco Magalhães