Governo do Ceará anuncia concessão de bolsas universitárias

20 de abril de 2017 - 12:27

Investimentos chegam a R$ 20,7 milhões. Solenidade ocorreu nesta quarta, 19/4

O governador Camilo Santana anuncia a concessão de bolsas de estudo para mestrado e doutorado em ato que foi realizado ontem, 19/04, no Palácio da Abolição. Na ocasião foram outorgadas 503 bolsas de mestrado e 397 de doutorado a alunos cursando programas de pós-graduação stricto sensu em universidades localizadas no Ceará.

A iniciativa representa um investimento de R$ 17,1 milhões do Governo do Estado no programa de bolsas de pós-graduação e tem como beneficiários 900 alunos que mantêm atividades de pesquisa de alto nível em cursos credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em todo o Estado.

O governador Camilo Santana também irá oficializar hoje a concessão de 759 bolsas de iniciação científica. Somados, os investimentos em todos os programas de fomento à ciência para bolsistas em instituições de ensino superior do Estado chegam a R$ 20,7 milhões. As bolsas de mestrado, doutorado e iniciação científica são gerenciadas pela Funcap, órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

O Ceará abriga, atualmente, oito universidades (três estaduais, quatro federais e uma privada) e dois centros universitários privados. As atividades de pesquisa e pós-graduação nessas instituições têm crescido acentuadamente, em taxas acima da média nacional, e o apoio através das bolsas é fundamental para a garantia do nível de excelência do Estado.

O trabalho dos pesquisadores apoiados pelos programas de bolsas se traduz em resultados que colocam as instituições locais em posições de destaque nacional. No ano passado, segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF), levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo entre 195 universidades públicas e privadas de todo o Brasil, a Universidade Federal do Ceará (UFC) foi considerada a melhor das regiões Norte e Nordeste. Já a Universidade Estadual do Ceará (Uece), de acordo com o mesmo ranking, foi a melhor entre as instituições estaduais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Além do governador Camilo Santana, participaram do evento de concessão de bolsas o titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, o secretário de Planejamento e Gestão, Maia Junior, o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcisio Pequeno, reitores e pró-reitores das universidades sediadas no Estado, coordenadores dos programas de pós-graduação e alunos bolsistas.

Cerimônia de concessão de bolsas universitárias
Local: Palácio da Abolição (Av. Barão de Studart, 500, Meireles)

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funcap