A3P do Nutec é tema de Monografia

8 de fevereiro de 2019 - 11:15 # # # #

Com nota 10, a Assistente Técnico Administrativa do Nutec, Aline Ribeiro, concluiu com chave de ouro o curso de Administração na Universidade Federal do Ceará (UFC), ao apresentar o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que teve como foco de estudo a importância de adesão das práticas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) no dia a dia dos colaboradores do Nutec. A monografia ainda serviu como base para o projeto de mestrado da administradora, que passou em primeiro lugar na UFC.

“Esse é o tipo de trabalho que só tem a contribuir, tanto para o Nutec, quanto para outras instituições que desejam implementar a A3P. Além disso, é uma referência para trabalhos científicos posteriores”, comenta Ari Clecius, coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse) do Nutec e implementador da A3P na Fundação. Ele explica que é uma pesquisa pioneira no Brasil, com uma metodologia para verificação das ações A3P, possibilitando um plano de atuação mais claro para realimentar o processo.

Atuando na Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins) do Nutec, Aline decidiu desenvolver um tema para o seu TCC diferente do que está habituada a fazer. “A ideia do tema surgiu a partir da curiosidade em saber como é que poderia ser realizada a avaliação da adesão às práticas sustentáveis dos colaboradores de uma organização em suas atividades cotidianas”, conta a administradora.

“A A3P representa um marco indutor para as boas práticas sustentáveis na administração pública brasileira e o Nutec, enquanto órgão em processo de promoção e adesão dessas práticas no seu cotidiano, constitui-se como um ambiente ideal para a realização da pesquisa”, afirma Aline. Para o estudo, foram efetuados registros fotográficos, coleta de depoimentos em conversas informais, descrições de pontos observados em um diário de campo e aplicação de entrevista a um grupo focal composto por colaboradores da instituição investigada.

Aline relatou ainda que para a elaboração do seu TCC teve o total apoio do Nutec, bem como da comissão A3P da Fundação. “Foi primordial a disponibilidade dos colaboradores dessa instituição que participaram das entrevistas realizadas”, concluiu a administradora.

Ari Clecius, que também é professor, enaltece o trabalho realizado por Aline. “Trabalho muito bem escrito desde a escolha do tema até os resultados. Tem um alto valor agregado para a instituição, pois possui aplicabilidade”, completa o pesquisador.

A monografia contou com a orientação do professor e doutor José Carlos Lázaro da Silva Filho e pode ser encontrada para leitura nas bibliotecas do Nutec e da UFC.