Abertura da SNCT terá palestra de Cassia Damiani, do Ministério do Esporte

25 de outubro de 2013 - 12:42

Na próxima terça-feira, 29 de outubro, às 9 horas, acontecerá a solenidade de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Ceará. O evento será realizado no auditório Blanchard Girão, na Arena Castelão (Av. Alberto Craveiro, 2901) – estádio que concentrará as atividades da SNCT no Estado.

A abertura contará com a apresentação do Núcleo Unifor de Ginástica Rítmica, seguida de um bate-papo com diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Esporte, Cássia Damiani. Ela irá abordar sua vivência no esporte, a importância da Ciência e Tecnologia para a saúde e o constante desenvolvimento e aprimoramento das atividades esportivas.

Líder, formuladora e coordenadora de políticas públicas e projetos de relevância nacional, Cassia Damiani é nome recorrente quando o assunto é inclusão social através do esporte, enxergando-o como um dos direitos fundamentais de cidadania. A representante do Ministério do Esporte é docente do curso de Educação Física da Universidade Federal do Ceará e está à disposição do Ministério, destacando-se pela luta para que o acesso ao esporte seja democratizado às crianças e jovens brasileiros.

O tema da SNCT deste ano é “Ciência, Saúde e Esporte” e foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

A palestra de abertura terá como público-alvo autoridades, estudantes do ensino médio, professores de Educação Física, universitários, pessoas ligadas às áreas da Ciência, Saúde e Esporte e demais interessados. Após a solenidade de abertura, haverá visita às atividades e à exposição da SNCT.

Atividades na Arena Castelão

As atividades da SNCT irão relacionar esporte, Ciência e saúde e estarão concentradas na Arena Castelão, dos dias 29 de outubro a 1º de novembro, sempre das 9h às 17h. Serão palestras, experiências, visitações às instalações da Arena Castelão, serviços na área da saúde e muito mais. No local, uma exposição será montada com objetivo de mostrar aos visitantes curiosidades e as últimas novidades que explicam a atuação da Ciência na saúde e no esporte. Além disso, haverá equipes dando orientações para uma vida saudável e aulas de ginástica.

A SNCT é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. No Ceará, é o Governo do Estado que coordena as atividades, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Além da Secitece, participam da Semana deste ano as secretarias estaduais da Saúde (Sesa), Esporte (Sesporte), Educação (Seduc) e a Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa). Estarão presentes na exposição UFC, Uece, UVA, Unifor, Funceme, Nutec e Instituto Centec.

O projeto Ciência Itinerante – uma das estratégias da Secitece para a popularização da Ciência e Tecnologia no Ceará fará demonstrações nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, aliando o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando a gosto pela Ciência.

Algumas atividades apresentadas

UFC – Mostra de Games, com os professores do curso superior de Sistemas e Mídias Digitais demonstrando de que forma a Ciência e a Tecnologia podem ajudar na criação de jogos e na diversão.

Uece – Orientação nutricional, massoterapia, biodança, heiki, ginástica, oficina de educação em gerontologia, roda de cordéis em saúde e apresentações teatrais

Funceme – Explicação de como se dá a influência do tempo e do clima no desempenho esportivo; mini estação meteorológica.

Nutec – Mini-usina de biodiesel, utilizada para a fabricação de biodiesel e que atrai olhares dos curiosos para ver de perto como funciona a extração do óleo da semente de algodão. Um técnico fará as demonstrações e o visitante pode acompanhar, em miniatura, o processo realizado em uma grande usina de biodiesel. A matéria prima é colocada no reator e hidróxido de sódio e metanol, no catalisador. Numa segunda etapa a glicerina é descartada e, após o aquecimento, o procedimento finalizado com o biodiesel pronto para testes. A mini-usina de bancada foi idealizada e fabricada no Nutec e está em processo de patente para comercialização futura.

Centec – Ambientação sustentável; o corpo humano e seu funcionamento no esporte, nos exercícios e sua relação com o ambiente natural; réplica do laboratório da Madame Curie, cientista que foi Prêmio Nobel em Química em 1911 e descobriu os elementos químicos polônio e rádio.

Seduc -Trabalhos de estudantes do ensino médio:

“O Impacto do gol no resultado final do jogo de futsal” – Análise de todos os jogos de Copas do Mundo de futsal e identificar a equipe que marcou o primeiro gol nos jogos e verificar o resultado final obtido por esta equipe: vitória, empate ou derrota; em seguida, relacionar os resultados obtidos com os aspectos psicológico, tático, técnico e físico.

“Gols em jogos de copa do mundo de futebol e determinação da fase crítica do jogo” – Análise de todos os jogos de Copas do Mundo de futebol para identificar o tempo (1º e 2º tempos) e o período de jogo (6 períodos de 15 minutos) onde ocorreu a maior incidência de gol (fase crítica); em seguida, relacionar os resultados obtidos com os aspectos físico, técnico, tático e psicológico.

“Telha Eco-Sustentável” – Estrutura acoplada sobre uma telha convencional que gera energia a partir do vento. A energia limpa que ela dispõe é a sua principal característica, além de ser feita com material reciclável o que concretiza e viabiliza o fato de que todo cidadão possa contribuir para um planeta mais limpo, diminuindo assim a dependência de fontes de energia não renováveis.

“Mochila geradora de energia elétrica” – O projeto atua como uma fonte versátil de geração de energia podendo obtê-la de forma limpa e, com isso, ser utilizada para recarregar um aparelho celular, um mp3, manter uma lanterna acessa, etc. A mochila possibilita uma maneira limpa de se obter energia, trazendo uma forma de resolução do problema da falta de energia em momentos oportunos, sendo uma fonte renovável de energia.

Para o secretário da Secitece, René Barreira, a ideia é popularizar a Ciência, relacionando-a com outras áreas. “Queremos mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em ações que envolvam esporte, ciência e saúde, mostrando ao público como a ciência e a tecnologia são hoje elementos essenciais no domínio esportivo”, explica.

O Estado tem sido destaque em todas as edições do evento. No ano passado, foram 1.220 ações desenvolvidas – recorde de atividades. A exposição na praça Luiza Távora recebeu cerca de 5 mil visitantes, a maioria estudantes de escolas públicas e particulares.

Confira a programação da SNCT 2013:

Período: 29 de outubro a 1º de novembro de 2013
Horário: 9h às 17h
Local: Arena Castelão (Av. Alberto Craveiro, 2901)

29/10, terça-feira
9h: Solenidade de Abertura (Auditório Blanchard Girão)
9h15: Apresentação do Núcleo Unifor de Ginástica Rítmica
9h30: Bate Papo com a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Esporte, Cássia Damiani, sobre “Ciência, Saúde e Esporte”. A palestrante irá abordar sua vivência no esporte, a importância da ciência e tecnologia para a saúde e o constante desenvolvimento e aprimoramento das atividades esportivas.
10h30 às 17h: Visita a Exposição SNCT 2013

* Tecnologias implantadas para a Copa de 2014
* Conhecendo o projeto do Centro de Formação Olímpica do Nordeste
* Monitores do projeto Ciência Itinerante com experiências em física, química, biologia e TI
* Orientações de saúde e corpo saudável (prestação de serviços de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação física, distribuição de informativos sobre DSTs e Teste de Pisada)
* Descobrindo qual a influência do tempo e clima no desenvolvimento da prática esportiva
* Mostra de softwares e games que contribuem para melhoria da saúde e da prática esportiva
* Iniciação Científica
* Conhecendo uma mini-usina de biodiesel
* Réplica do laboratório da Madame Curie, cientista ganhadora do Prêmio Nobel em Química que e descobriu os elementos químicos polônio e rádio
* Oficina de reciclagem
* Trabalhos de estudantes da rede pública estadual, tais como “Análise de gols e determinação da fase crítica do jogo”, “O Impacto do gol no resultado final da partida”,
“Mochila geradora de energia elétrica”, “Telha Ecosustentável”, etc

E mais:

* Aulões de ginática
* Oficinas de nutrição
* Visitação ao Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira (Memorial do Esporte Cearense)
* Massoterapia, biodança e heiki
* Roda de cordéis em saúde
* Apresentações teatrais

30/10 a 1°/11, quarta a sexta-feira
9h às 17h: Visita a Exposição SNCT 2013/

* Tecnologias implantadas para a Copa de 2014
* Conhecendo o projeto do Centro de Formação Olímpica do Nordeste
* Monitores do projeto Ciência Itinerante com experiências em física, química, biologia e TI
* Orientações de saúde e corpo saudável (prestação de serviços de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação física, distribuição de informativos sobre DSTs e Teste de Pisada) * Descobrindo qual a influência do tempo e clima no desenvolvimento da prática esportiva
* Mostra de softwares e games que contribuem para melhoria da saúde e da prática esportiva
* Iniciação Científica
* Conhecendo uma mini-usina de biodiesel
* Réplica do laboratório da Madame Curie, cientista ganhadora do Prêmio Nobel em Química que e descobriu os elementos químicos polônio e rádio
* Oficina de reciclagem
* Trabalhos de estudantes da rede pública estadual, tais como “Análise de gols e determinação da fase crítica do jogo”, “O Impacto do gol no resultado final da partida”, “Mochila geradora de energia elétrica”, “Telha Ecosustentável”, etc

E mais:

* Aulões de ginática
* Oficinas de nutrição
* Visitação ao Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira (Memorial do Esporte Cearense)
* Massoterapia, biodança e heiki
* Roda de cordéis em saúde
* Apresentações teatrais

Mais informações
Assessoria de Comunicação da Secitece: 85 3101-6466