Abertura Semana da Ciência e Tecnologia no Ceará

28 de outubro de 2015 - 15:05

Abertura Semana da Ciência e Tecnologia no Ceará

Evento é realizado junto com a InfoBrasil, na Assembleia Legislativa. Até quinta-feira (29), irá popularizar a ciência e promover o intercâmbio de conhecimentos

A popularização da ciência e sua importância para a sociedade foram destacadas nos discursos de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na manhã desta terça-feira (27). O evento foi aberto juntamente com a 41ª edição da InfoBrasil TI & Telecom, na Assembleia Legislativa do Ceará.

Em sua fala, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, ressaltou a “liga” que deve haver entre o conhecimento científico e a sabedoria do povo para a resolução de diversas questões. “Estes dois eventos [Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e InfoBrasil] vêm para mostrar o que está sendo feito por gente simples do interior e pelas nossas instituições de pesquisa. Temos infraestrutura de alto nível e também a sabedoria popular, que juntas podem dar respostas aos problemas do cotidiano”, comentou.

O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da AL, deputado estadual Carlos Felipe, disse que os dois eventos configuram-se como “um momento incrível”, por conta das transformações que podem causar com as discussões ocorridas dentro da programação.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 é uma realização conjunta do Governo do Estado do Ceará, através da Secitece, e da Assembleia Legislativa do Ceará. Dos dias 27 a 29 de outubro, SNCT e InfoBrasil irão popularizar e promover o intercâmbio de conhecimentos, aproximando profissionais, pesquisadores, gestores, empresários e estudantes de diversas instituições e empresas tecnológicas. São esperados cerca 5 mil visitantes que conferirão as principais novidades na área de TIC.

Para a presidente do Instituto InfoBrasil de Inclusão Digital, Marluce Aires, a InfoBrasil é seu “projeto de vida”. Em sua fala, a jornalista destacou ainda o enorme contentamento em realizar a feira juntamente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, sobretudo por enxergar o compromisso e a atenção que o secretário Inácio Arruda tem dado ao setor estadual. “Nunca vi um secretário de C&T com tanto entusiasmo e fé na TIC do Ceará!”, disse.

O secretário executivo do Ministério das Comunicações, José Pontes Ibiapina, ressaltou na solenidade as iniciativas que o governo federal tem tomado para o desenvolvimento do setor de TIC, a exemplo dos incentivos fiscais dados às empresas para investirem na oferta e melhoria da banda larga, principalmente em localidades distantes.

Participaram da solenidade de abertura da SNCT e da InfoBrasil o deputado federal Chico Lopes; o assessor da presidência do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Paulo Mendonça; o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Adalberto Pessoa; o presidente da Câmara Setorial de TIC da Agência de Desenvolvimento do Ceará, Márcio Braga; e a executiva da empresa Angola Cables, Ana Felicissimo.

Políticas Públicas em TIC

O tema “Cidades Conectadas”, além de outras iniciativas para o setor foram aprofundadas na InfoBrasil 2015, durante o seminário Políticas Públicas em TIC, na manhã desta terça (27). Entre os participantes do debate estiveram o secretário da Secitece, Inácio Arruda, o presidente da Etice, Adalberto Pessoa, e o assessor da presidência do Serpro, Paulo Mendonça.

Diversas metrópoles espalhadas pelo mundo já dispõem de redes wi-fi livres para uso da população em locais de grande circulação. No Brasil, a nível federal, o programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações, oferece conexão sem fio gratuita através da construção de uma rede de fibras ópticas. Com ele, são ofertadas uma série de aplicativos para os municípios, que são selecionados por meio de chamadas públicas.

Do projeto piloto, nove cidades prontas são do Ceará: Araripe, Barreira, Brejo Santo, Jaguaruana, Maracanaú, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Varjota e Viçosa do Ceará. Da segunda chamada, duas cidades cearenses já tiveram as obras iniciadas: Redenção e Santana do Acaraú.

O Ministério das Comunicações conta com o trabalho do Serpro, que provê a infraestrutura e o apoio técnico para implantação das soluções do programa. Dentro desta atuação, está a hospedagem em nuvem de soluções para gestão escolar, gestão básica de saúde, ouvidoria e gestão municipal integrada.

Já a nível estadual, o projeto Cinturão Digital é considerado como a maior rede de cabos de fibra óptica do território cearense. Hoje, são 3087km de cabos ópticos, que permitem o acesso à internet de qualidade na capital e interior. Esforços conjuntos entre a Etice, executora do Cinturão Digital, e Secitece buscam a ampliação do programa no Estado.

Programação

No decorrer da InfoBrasil, haverá ainda outros seis seminários com foco nos eixos temáticos: Games e Mobile; Internet das Coisas; Inovação Tecnológica na Área de Saúde; Robótica e Startups e Empreendedorismo Digital, totalizando mais de 30 palestras, com a participação de 70 especialistas nacionais e internacionais. A programação contará ainda com 17 workshops de capacitação profissional realizados pelo Instituto Centec, Leme Digital, CTI Renato Archer e NextSaúde, projeto apoiado pela Funcap.

Dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, estão projetos do Instituto Centec, Nutec, Funceme, Funcap e das universidades estaduais Uece e Urca, que realizam no local oficinas de réplicas de fósseis comandadas pela equipe do Geopark Araripe. O Planetário Rubens Azevedo ministra oficinas e atividades de observação solar. Os visitantes também podem conferir sessões gratuitas do Planetário Móvel de Sobral, instalado no 6º piso da Assembleia.

A Secretaria levou ainda o projeto Ciência Itinerante, que está fazendo demonstrações ao vivo de experimentos nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação. Acontece ainda a etapa de Fortaleza e Região Metropolitana do concurso Ceará Faz Ciência, com apresentação dos 20 projetos selecionados dos alunos das escolas públicas estaduais e municipais.

No espaço InfoBusiness, da InfoBrasil, as startups e empresas inovadoras do Corredores Digitais estão demonstrando seus aplicativos e soluções. Empresas beneficiadas com o programa Tecnova e em editais da Funcap também mostram os resultados obtidos.

Serviço:
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e InfoBrasil TI & Telecom
Data: 27 a 29 de outubro
Horário: 9h às 21h
Local: Assembleia Legislativa do Ceará – Anexo II
Entrada gratuita