Laboratório do Nutec confirma acreditação de ensaios

4 de abril de 2017 - 15:00

Água e alimentos são analisados com maior confiança e credibilidade

O Laboratório de Ensaio para Análise de Água e Alimentos (Lea) da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) acaba de ratificar sua acreditação junto a Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na terça-feira (28.03) em vários de seus serviços de análise, tanto fisico-químicos como microbiológicos. Os ensaios envolvem a determinação de umidade, gordura, coliformes, bolores, leveduras, entre outros.

Com isso, o Nutec se torna referência nesse tipo de atividade, pois é o único do Ceará com o o reconhecimento formal de competência técnica pela CGCRE do Inmetro, sendo um dos poucos do Nordeste também. Vale ressaltar que o Lea trabalha com o sistema de gestão da qualidade baseado na norma NBR17025 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) desde 2008 .

Uma vez acreditado, o trabalho avaliado demonstra imparcialidade, competência, desempenho e capacidade para realizar atividades específicas. Assim, a acreditação se configura como uma ferramenta que, em escala internacional, é utilizada para gerar confiança nos serviços das organizações que realizam este tipo de análise.

A importância desse fato é que esse laboratório do Nutec poderá atestar a qualidade e a segurança dos alimentos e da água para empresas, indústrias, agropecuários e demais interessados do setor público e privado com um selo de análise criterioso, relatório completo, preciso, com informações específicas, que podem ajudar no desenvolvimento de produtos mais qualificados, higiênicos e seguros.

O Lea faz parte da Gerência de Tecnologia de Alimentos e Química (Getaq), conta com técnicos, pesquisadores especializados e maquinário de última geração, que compõem o leque de atividades prestados para inúmeras entidades através de projetos, pesquisas, serviços diretos e indiretos prestados a diversas instituições do setor produtivo.

O laboratório dispõe de treinamentos, aquisição de equipamentos e adequação às normas de segurança e qualidade para conquistar acreditações e outros tipos de certificações de órgãos estaduais e federais, como é o caso do Inmetro. Para mais informações sobre os serviços e trabalhos realizados pelo Lea, principalmente os referentes à água e aos alimentos, o cliente pode ligar para o Núcleo Central de Atendimento ao Cliente (Nucac) e conhecer os serviços prestados pela fundação na área.

Os telefones são:

(85) 3101.2445

(85) 3101.2446

(85) 3101.2447

ASSIN (Asscom) Nutec

(85) 3101-6925