Alunos da UFC fazem visita técnica à área de compostagem da Fundação

14 de maio de 2018 - 13:40 # # # # # #

O objetivo é contribuir com a formação profissional dos estudantes, por meio da observação prática

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec recebeu na manhã da última sexta-feira (04/05) a visita técnica de estudantes da Universidade Federal do Ceará – UFC. O objetivo foi conhecer o processo de compostagem desenvolvido pelo Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes – Larse.

Cerca de 20 alunos foram acompanhados pelo professor de engenharia hidráulica e ambiental da UFC Ronaldo Stefanutti, que mostrou o processo de compostagem realizado no Nutec. A aula de campo faz parte das atividades da disciplina de “Gestão de Resíduos Sólidos” e tem o objetivo de contribuir com a formação profissional dos estudantes, por meio da observação prática.

“Através da mistura de podas de árvores associadas com os resíduos orgânicos oriundos da coleta seletiva, o Nutec desenvolve a técnica de compostagem, usando propriedades adequadas para serem utilizadas e melhorar as condições do solo agrícola.” ressaltou Ronaldo Stefanutti ao explicar o método para o grupo.

Para o aluno Jefferson Hannover, a aula prática foi bastante produtiva e possibilitou unir o conhecimento teórico adquirido em sala de aula com o prático: “Tiramos proveito dessa visita, pois além da explanação teórica, vimos o processo ao vivo, do recolhimento ao final da compostagem”. enfatizou o acadêmico.

Horta orgânica

O adubo proveniente da compostagem é utilizado na horta orgânica do Larse. Como resultado, tomate, alface, berinjela e pimentão são cultivados sem agrotóxicos. É um produto limpo, saudável, que provém de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza e todo o manejo agrícola está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais.

Compostagem

Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil.