Alunos do Ensino Estadual Profissionalizante apresentam seminário na área de construção civil

4 de dezembro de 2018 - 16:13 # # # #

O objetivo foi contribuir com o aprendizado dos estudantes que estagiam no Nutec

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec, através de sua Gerência de Materiais – Gemat, promoveu na tarde da última quarta-feira (28/11), um Seminário apresentado pelos alunos de Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) do Governo do Estado do Ceará, que estagiam nos laboratórios de ensaios da Gemat.

O seminário expôs e discutiu o livro “Materiais de Engenharia”, de Ângelo Fernando Padilha, que aborda temáticas como propriedades mecânicas, elétricas, magnéticas, ópticas e outras relevantes da área de materiais, além de sólidos parcialmente cristalinos e os principais ensaios mecânicos realizados em materiais. Os alunos também apresentaram os requisitos estabelecidos nas Normas Regulamentadoras NR18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, NR22 – Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração e NR35 – Trabalho em Altura.

Esse tipo de ação alinha o Nutec ao objetivo estratégico 058.1 – Contribuir para a qualificação de jovens e adultos aumentando suas oportunidades de emprego e renda – do Plano Plurianual – PPA 2016-2019 do Governo do Ceará.

O gerente da Gemat, Dr. João César Pinheiro, destacou a importância do seminário para os alunos: “Essa é uma forma de contribuir para o desenvolvimento do Estado e para a inserção desses estudantes no mercado de trabalho. Além disso, complementa o que eles fazem na prática, no dia a dia do estágio, no laboratório”, finalizou.

O evento, que aconteceu no auditório Telmo Bessa, na sede do Nutec, foi apresentado por alunos dos cursos profissionalizantes na área de Edificações, da EEEP Presidente Roosevelt e da EEEP Salaberga Torquato Gomes De Matos, Mineração, da EEEP Maria Ângela da Silveira Borges e de Segurança do Trabalho, da EEEP Joaquim Nogueira.

Ao final do seminário, foi realizado o sorteio de dois livros: “Física Moderna Experimental”, da Profa. Marisa Calvalcante, recebido pelo aluno Helmer, estagiário do curso de edificações, e “Automação e Instrumentação Industrial com Arduino: Teoria e Projetos”, do Prof .Sérgio Jr, que teve como sorteado o presidente do Nutec, Francisco Magalhães.

Além do presidente do Nutec, Francisco Magalhães, participaram do seminário Diretores, Gerentes e Técnicos da instituição e do Professor Vasco Braga, da EEEP Presidente Roosevelt, e da Professora Mônica Sales, da EEEP Salaberga Torquato.