Análise de durabilidade é executada pela Fundação

6 de novembro de 2017 - 12:58

Projeto tem várias etapas e conta com os trabalhos do Nutec e outras instituições de pesquisa em engenharia civil

O Laboratório de Engenharia da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) visitou no dia 4 de outubro o Porto do Mucuripe para iniciar os trabalhos em torno de um projeto sob a liderança do Prof. Dr. Esequiel Mesquita. O objetivo é o de analisar a durabilidade de mais de 24 mil m² de estruturas em concreto e elaborar um cronograma de trabalho com duração de 3 meses para realizar relatórios técnicos sobre a degradação material e corrosão das armaduras para posteriores estratégias de recuperação e reparos.

Há inclusive a intenção de monitorar à longo prazo e remotamente as estruturas através da utilização de um sistema de aquisição de dados em tempo real para acompanhar os mecanismos de dano.

A primeira fase do projeto é um levantamento de informações através de visitas técnicas, de documentos e análises prévias também. Haverá um outro momento com testes laboratoriais e modelagens numéricas para levantar o estado de conservação da estrutura e o quanto elas suportam de compressão, sobrecarga, tensão, corrosão, entre outros cenários, para verificar a estabilidade e segurança delas no decorrer do tempo.

Serão feitos ensaios não-destrutivos através de ultrassom para compreender, por exemplo, a homogeneidade do concreto, pacômetro para identificar onde estão as estruturas em aço, além de extração de corpos de prova para posterior análise em laboratório sobre propriedades de porosidade, corrosão e resistência.

Para o Prof. Esequiel, a tradição da Fundação foi fator determinante para a escolha da instituição para realizar esse trabalho, segundo ele “dado os próprios trabalhos que já vem sendo desenvolvidos, o background do Nutec em fazer esse tipo de análise, aqui somados com a experiência do Laboratório de Engenharia, que tem uma ampla atuação na parte de avaliação de estruturas aqui no estado e estruturas de grande porte.

Para conhecer mais sobre o Nutec e os Serviços do Laboratório de Engenharia:

Núcleo Central de Atendimento ao Cliente (Nucac):

Fones: (85) 3101.2445 | (85) 3101.2446 | (85) 3101.2447

Email: cac@nutec.ce.gov.br

Assessoria de Comunicação e Marketing do Nutec:
Fones: (85) 3101.6925 | (85) 9 8732.2056