Apex Brasil renova convênio com Nutec

2 de abril de 2012 - 12:46

Apex Brasil renova convênio com Nutec

O convênio de cooperação técnica e financeira conta desde 2010 com a parceria do Governo do Estado o do Ceará.

Para o Projeto de Extensão Industrial Exportadora- PEIEX continuar atendendo micro, pequenas e médias empresas, a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos – Apex/ Brasil renovou o convênio com a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC), através da Secretaria de Ciência Tecnologia e Educação Superior (SECITECE). O presidente do NUTEC, Prof. Lindberg Lima Gonçalves assinou o 3°Termo Aditivo ao Convênio, no último dia 19.

A meta estabelecida para 2011/2012 disponibiliza mais 308 vagas às empresas do setor industrial da Região Metropolitana de Fortaleza. Neste quarto ano do projeto, o Governo do Estado, a APEX Brasil e o Nutec aumentaram os investimentos, garantindo um total de 900 mil reais para a capacitação das indústrias cearenses. A Apex e Governo do Estado aportaram juntos, e em partes iguais, 800 mil reais, cabendo ao NUTEC uma contra partida econômica de 100 mil reais.

Através de um grupo de dez técnicos extensionistas, um coordenador, um monitora e três pessoas no grupo de apoio, o PEIEX do Ceará é o maior núcleo operacional dos 30 no Brasil e oferece gratuitamente o serviço de apoio ao empreendedor para averiguar os pontos fortes e fracos das industrias. “A equipe visita a empresa, faz uma avaliação, elabora um diagnóstico, propõe resoluções técnicas, gerencias e tecnológicas e orienta quais ações o empresário pode implementar. As ações de melhoria são implementadas pela equipe do PEIEX, com objetivo de melhorar a competitividade e, posteriormente, preparar-se para o comércio exterior” diz Goretti Braga, coordenadora operacional do Núcleo Operacional do PEIEX.

Os interessados em conhecer e participar gratuitamente do PEIEX podem ir no dia 24 de maio ao café da manhã de lançamento da IV Etapa do projeto às 8 h e 30 min, no auditório da FIEC. Para se inscrever, basta ser uma empresa qualificada como indústria, sediada em Fortaleza ou na região metropolitana e preencher o formulário entregue no dia.

Evento: FASE IV DO PEIEX
Local: AUDITÓRIO DA FIEC -AV Barão de Studart, 1980
Data/Hora: 24 de maio às 8 h 30 min

Sobre o PEIEX

O Projeto Extensão Industrial Exportadora- PEIEX começou no Ceará em abril de 2009, atendendo a 224 indústrias até março de 2010, com recursos da ordem de 450 mil reais provenientes da APEX Brasil e Fundação Núcleo de Tecnologia do Ceará – NUTEC. A Secretaria de Ciência ,Tecnologia e Educação Superior- SECITECE reconheceu a importância do projeto logo em seu primeiro ano e o elegeu como estratégico. Assim, o Governo do Estado do Ceará investiu mais 300 mil reais, em abril de 2010, ajudando a elevar os atendimentos para 320 até março de 2011. Atualmente, o Governo do Estado, APEX Brasil e NUTEC investem 790 mil reais no projeto.