Aprece e Nutec discutem parceria

7 de outubro de 2015 - 18:20

Na tarde desta terça-feira (6), o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, recebeu em audiência na sede da entidade, o presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Francisco das Chagas Magalhães. Na oportunidade, foram discutidas formas de parceria entre a entidade municipalista e o órgão, que é vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Uma das propostas discutidas foi a de um futuro projeto de capacitação e inspeção de veículos, objetivando certificar as frotas de transporte escolar dos municípios cearenses e munir os motoristas de informações acerca dos itens e procedimentos de segurança a serem adotados. A ideia seria desenvolver, por meio do Laboratório de Inspeção e Segurança Veicular do Nutec, um trabalho de orientação preventivo, no qual, além da capacitação pessoal, fosse concedida a certificação dos veículos, colaborando para a segurança do transporte de alunos nos municípios.

O projeto ainda será formatado e discutido posteriormente, de modo que seja encontrada a melhor forma de implantação. De acordo com o presidente do Nutec, o Laboratório tem acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e tem a capacidade de desenvolver esse trabalho também de forma mais abrangente. “Podemos estender essa ação aos municípios com potencial turístico que concedem, por exemplo, alvará para a atuação de bugres que fazem passeios em dunas e praias do nosso litoral”, sugeriu Magalhães, afirmando que essa seria uma forma de garantir segurança para a administração municipal, que permite o serviço, e para os turistas que utilizam o mesmo.

O presidente da Aprece recebeu as sugestões positivamente e se comprometeu a estreitar a relação da entidade com o Nutec em busca dessas e de outras idéias capazes de beneficiar os municípios cearenses. “Certamente temos muitas ações a serem desenvolvidas, a exemplo das ligadas à área rural”, exemplificou Expedito Nascimento.

Assessoria de Imprensa da Aprece