ASQUA/NUTEC inicia implantação do Sistema Integrado de Qualidade

31 de agosto de 2011 - 11:44

Os integrantes da equipe da Assessoria da Qualidade na Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará- ASQUA/NUTEC estão iniciando o processo de implantação do Sistema Integrado de Qualidade.

Os integrantes da equipe da Assessoria da Qualidade na Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará- ASQUA/NUTEC estão iniciando o processo de implantação do Sistema Integrado de Qualidade. É que desde novembro do ano passado o Nutec já possui o Sistema de Gestão da Qualidade certificado pelo ISO 9001:2008 e pretende integrá-lo ao laboratório de Calibração e Ensaios e ao Laboratório de Inspeção Veicular ( acreditado na norma ISO/IEC 17025:2005 e em processo de acreditação na norma ISO/IEC 17020:2006; respectivamente).

Segundo a Assessora Técnica da Qualidade do Nutec, Márcia Silveira, o maior desafio da Fundação é trabalhar a melhoria contínua dos processos internos: “O nosso objetivo é agilizar os processos e evitar duplicidade de documentos.” completa. Para isso, a Assessoria da Qualidade (ASQUA/NUTEC) é composta por uma equipe formada por mestres, especialistas e estagiários de nível superior nas áreas de Administração, Qualidade, Logística e Engenharia de Produção Mecânica.

Com dois anos de implantação, o Sistema de Qualidade do Nutec participou do Programa da Excelência na Gestão da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e fez a diferença na Fundação, antecipando problemas e planejando melhorias nos processos. A disseminação da política da qualidade no NUTEC hoje é feita através de: treinamentos; círculos de controle de qualidade; alinhamento dos indicadores de desempenho com os objetivos estratégicos; projetos de segurança do trabalho e de gestão ambiental; programa 5´s e utilização das ferramentas de gestão da qualidade.