AECIPP realiza evento Diálogos e Idéias

24 de fevereiro de 2017 - 15:06

Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pécem – AECIPP realiza evento Diálogos e Idéias para aproximar fornecedores, industrias e instituções para atender ao Complexo Industrial e Portuário do Pécem.

Neste evento, que contou com a participação do Nutec, a ideia central é promover o relacionamento e a sinergia para a geração e aproveitamento de oportunidades de negócios entre os diversos agentes de desenvolvimento e as empresas sediadas naquele polo indústrial e portuário. A iniciativa foi realizada na sexta-feira, p.p, dia 17 de fevereiro, nas instalações do IFCe – Pécem, onde está sediada a AECIPP. As entidades presentes apresentaram seus potenciais de emparceiramento e avaliaram as formas de estabecer relacionamentos. A AECIPP, através de seu representante, Ricardo Parente, destacou a importância da associação como instrumento indutor do desenvolvimento e defensora dos interesses das empresas associadas, em suas diversas naturezas de demandas. “A convergência entre empresas, instituições, governo municipal e estadual reveste-se de grande significado dentro dos esforços conjuntos voltados para o alcance dos resultados almejados, tanto em nível de empresas, mas também do desenvolmento fora dos limites dessas. Nesse sentido a AECIPP tem papel importante” acrescentou Parente. Destacou ainda os resultados e as perspectivas da maior empresa daquele complexo, no caso a CSP, assinalando que o Nutec é um parceiro estratégico e que deseja ampliar a parceria já existente.

Em seguida, foi apresentada pelo professor Marcel Ribeiro, representante do IFCe – Pécem, a capacitação em educação existente naquela unidade voltada para suprir grande parte das necessidades de mão de obra qualificada das empresas locais. Resaltou que atualmente já são ofertadas cerca de 1.200 matrículas e que a competição por vagas tem se revelada acirrada. “As empresas do CIPP podem vislumbrar nas ações de educação profissional do IFCe um componente essencial para ampliar as competências e empregabilidade de seus colaboradores e também realizar recrutamentos e seleção com bons candidatos às vagas” enfatizou.

A apresentação do sindicato das empresas eletro-metalmecânico – SIMEC, realizada por seu presidente, o industrial Sampaio Filho, ratificou o entendimento sobre a importância de fóruns como o “Diálogo e Ideias”, porque oportunizam o conhecimento acerca de cada ator envolvido e favorece a geração de parcerias estratégicas. Sampaio relatou acerca da importância do associativismo como forma de fortalecimento setorial. “As empresas filiadas ao Simec contam com várias formas de assistência, com destaque para a promoção e participação de eventos no Brasil e no exterior, assessoria jurídica, desenvolvimento empresarial, educação profissional, pesquisas, dentre outras” realçou Sampaio. Ressaltou que a presença da CSP no tecido industrial do Ceará é fator proponderante para o surgimento de novas empresas.

As apresentações foram finalizadas com a palavra do presidente da Zona de Processamento de Exportações, Mário Lima Junior. Sua exposição deu relevo especial ao fato de ZPE Ceará ser a única em funcionamento no Brasil. Apresentou o modelo de ZPE como uma substantiva ferramenta para ampliação no comércio exterior. Destacou que a logistica de escoamento da produção a partir do porto do Pecém rumo à Europa, America e Asia, trás vantagens comparativas para a alavancagem nas exportações do estado. “O Ceará é um estado que possui localização geográfico que facilita o acesso aos principais mercado consumidores do mundo e por isso a ZPE é um projeto que só tende a se consolidar”, revelou Mário Lima.

Ao final, foi apresentanda pelo Presidente do Nutec, Francisco das Chagas Magalhães, a proposta de realizar o próximo evento nas instalações do Nutec, com a participação da Universidade Federal do Ceará. A ideia foi acolhida.

ASSIN (Asscom) Nutec

(85) 3101-6925