Automação é tema de exposição com braço robótico

9 de outubro de 2017 - 19:19

Tecnologia é apresentada aos interessados através da programação, da robótica e da mecânica

O Centro de Referência em Automação e Robótica (Centauro), que é parte do conjunto de laboratórios da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), estará presente na Feira do Conhecimento, entre os dias 26 e 29 de outubro no Centro de Eventos do Ceará. Na ocasião será apresentado um Braço Robótico.


Esse equipamento do Nutec fará o deslocamento de pequenos objetos. A partir dessa demonstração é possível entender os princípios de programação, automação e mecânica envolvidos para serem adaptados em atividades na indústria, ou seja, em maior escala. Podem, portanto, ser moldados para fazer levantamentos, locomoções e chegada a pontos de atividades arriscados ou de difícil acesso, de forma mais rápida e precisa.


Trata-se de um protótipo para educação e experimentação, trabalhando conceitos e tecnologias para serem aplicadas em tarefas a serem feitas por essas máquinas em substituição ao trabalho humano.


O espaço do Nutec terá também um Robô Móvel no qual o Braço Mecânico estará acoplado para realizar suas funções. Ele consegue mapear ambientes através de sonares que detectam objetos e proximidade deles, podendo ser controlado remotamente através de celular, por exemplo.

Para o engenheiro do Centauro, Renato Zimmermann, esse tipo de tecnologia tem grande importância para o Ceará: “a educação na área de robótica é essencial para o Estado. Com o braço robótico, por exemplo, você pode realizar o controle, programar o software e aprender sobre a manutenção, conhecimento necessário hoje em dia já que as indústrias possuem muitos braços com esse tipo de tecnologia e precisam de pessoas capacitadas”.


O Centauro tem variados serviços, projetos, parcerias e pesquisas na área de robótica e automação para serem aplicados em diversos setores produtivos ou de serviços. Conta inclusive com equipe especializada para oferecer suporte em diversas práticas do setor em que atua para projetos públicos ou privados.
O evento é realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e objetiva aproximar empreendedores, pesquisadores e tecnologias que possam desenvolver a economia cearense e que coloquem o estado em outro patamar tecnológico em diversas áreas, como games, robótica, sustentabilidade, gestão de negócios, entre outros.

Para conhecer mais sobre o Nutec e os Serviços do Centauro:
Núcleo Central de Atendimento ao Cliente (Nucac):
Fones: (85) 3101.2445 | (85) 3101.2446 | (85) 3101.2447
Email: cac@nutec.ce.gov.br

Para mais infomações sobre a Feira do Conhecimento acesse o link abaixo:
http://www.sct.ce.gov.br/feiradoconhecimento/

Assessoria de Comunicação e Marketing do Nutec:
Fones: (85) 3101.6925 | (85) 9 8732.2056