Balhmann e Magalhães discutem projetos

22 de fevereiro de 2016 - 13:28

 

Balhmann e Magalhães discutem projetos

 

O Secretário de Assuntos Internacionais apresentou cenário mundial acerca da energia alternativa e do fomento dos setores industriais emergentes e dinâmicos.

 

Pesquisadores da Alemanha, professores da UFC, técnicos, gerentes e supervisores do Nutec estiveram no auditório Telmo Bessa, na última sexta-feira ( 20) para receber o Secretário de Relações Internacionais do Governo do Estado, Antônio Balhmann. O intuito da secretaria foi apoiar as iniciativas e projetos da Fundação, participando diretamente das negociações.

 

O presidente do Nutec, Francisco das Chagas Magalhães, mostrou que, a cada dia, o Nutec se aproxima das áreas estratégicas do setor produtivo. Para ele, a cooperação internacional constitui-se como oportunidade para ampliar a capacidade de fazer melhores entregas e, para tanto, a instituição vem incorporando melhorias no quadro do pessoal e na infraestrutura laboratorial para atrair parcerias relevantes.

 

Balhmann apresentou um cenário das ações importantes do Estado dentro de um contexto mundial assim como explanou estratégias para atrair novos investimentos: “ O desafio para a humanidade é a energia renovável. O Nordeste ,abundante em sol e vento, será uma grande fonte. Outra coisa evidente é a eficiência energética, existe uma enorme infraestrutura para gerar energia e cada hidrelétrica é uma agressão ao entorno” pontua o secretário.

 

O secretário pediu, ainda, o apoio do Nutec na capacitação de recursos humanos para atender a demanda crescente por rochas exóticas que é, segundo ele, outra tendência mundial: “Subirão as exportações e consequentemente, os empregos no Ceará. Em negociações com a Itália, queremos trazer empresários fabricantes de máquinas para se instalarem aqui.”

 

Outro ponto abordado foi a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará – um distrito industrial onde empresas nele localizada operam com suspensão de impostos, liberdade cambial e com procedimentos administrativos simplificados. Segundo Balhmann, a China tornou-se potencia com espaços semelhantes as ZPEs, lugar onde a área de exportação pode ser supervisionada.

 

Arinne Oliveira

Assessoria de Imprensa Nutec