Biogás:Nutec realiza análise de composição de biogás de biodigestor em propriedade rural de Baturité.

6 de fevereiro de 2018 - 18:27

Biogás:

Nutec realiza análise de composição de biogás de biodigestor em propriedade rural de Baturité.

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), através do seu Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes, realizou nesta segunda-feira (05.02) análises de composição de biogás de biodigestor em uma propriedade rural de Baturité. Esta é uma parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

O Laboratório do Nutec conta com uma equipe técnica qualificada e equipamentos de última geração que possibilitam o estudo da composição do biogás in loco, fornecendo informações essenciais para geração de energia. Isso proporciona uma nova redução de custos para o produtor e descarte correto de dejetos animais.

O coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes, Dr. Ari Clecius, explica que a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos é uma fonte viável de produção de energia tanto a partir de dejetos animais quanto de resíduos sólidos urbanos: “A produção de biogás é realizada a partir da decomposição dos dejetos em um biodigestor, reator químico que, através da ação de bactérias dentro de determinados limites de temperatura, umidade e acidez, transforma a matéria orgânica em gás metano. Essa é uma alternativa para energia sustentável” finaliza.

Este trabalho é inédito no Estado e possibilitará auxiliar a cadeia produtiva.

Biodigestor

O biodigestor consiste em uma caixa de carga, onde se coloca o esterco misturado a água, que passa pela fermentação e sofre a digestão anaeróbica pelas bactérias resultando na produção do biogás (basicamente metano – CH4). O resultado final dessa fermentação também pode ser utilizado como fertilizante ao ser jogado diretamente no solo.