Biopeixe é tema de artigo publicado em revista internacional

4 de abril de 2019 - 16:47 # # # #

Após desenvolver uma máquina para extração, caracterização e beneficiamento de resíduos de peixes para obtenção de óleo como subproduto da tilápia-do-nilo (Sarotherodon niloticus), o coordenador do Centro de Automação e Robótica do Nutec e professor da UFC, José Tarcisio Costa Filho, teve projeto aprovado e publicado em periódico internacional, Science Direct (Elsevier), de classificação da CAPES – QUALIS A1, com alto fator de impacto na comunidade acadêmica.

O trabalho “The Nile tilapia viscera oil extraction for biodiesel production in Brazil: An economic analysis” é resultante da tese de Doutorado de Francisco de Assis da Silva Mota, professor do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e teve, além da co-orientação do Prof. Tarcísio Costa, a co-orientação do Prof. Guilherme de Alencar Barreto. “Com esse estudo, conseguimos comprovar a viabilidade econômica da produção de biodiesel utilizando como matéria-prima resíduos de peixe (cabeça, nadadeiras e vísceras)”, explica Tarcisio.

O professor Francisco de Assis ressalta a importância desse projeto: “Essa tecnologia ainda poderá colaborar na melhoria de vida para comunidades isoladas. Uma vez que, em integração com geradores elétricos, poderá ser utilizada na geração de energia”, conclui.

O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Referência em Biocombustíveis do Nutec e é uma parceria entre a instituição e a UFC.

Para conhecer o artigo publicado acesse: Science Direct