Ceará é destaque entre as empresas do programa InovAtiva Brasil

30 de maio de 2016 - 21:21

Ceará é destaque entre as empresas do  programa InovAtiva Brasil

Secitece teve papel fundamental para a mobilização das empresas cearenses ao promover, em fevereiro, o lançamento do programa InovAtiva Brasil no Estado

O Ceará obteve destaque no InovAtiva Brasil 2016 – considerado o maior e mais abrangente programa de aceleração de startups do país. O Estado teve 80 projetos inscritos para esta edição, contra 10 projetos contabilizados na edição passada. Além disso, Fortaleza figura entre as cidades com os melhores projetos selecionados pelo programa.

Ao todo, o InovAtiva recebeu inscrições de 1.372 startups, quase o dobro das edições anteriores. Deste número, foram selecionados 300 negócios inovadores para o Ciclo de Aceleração 2016.1, sendo 18 cearenses. Agora, estas empresas receberão capacitação em empreendedorismo inovador, mentorias individuais com executivos e investidores experientes por até cinco meses, além de terem conexão direta com potenciais investidores, clientes e parceiros.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) teve papel fundamental para a mobilização das empresas cearenses ao promover, em fevereiro, o lançamento do programa InovAtiva Brasil no Estado.

“Essa é uma iniciativa que estimula o País inteiro, prestando apoio à formação, à inovação e à aceleração da micro e pequena empresa. Esse é o quarto setor da economia, dinâmico, veloz. Se não dermos conta, ficaremos pra trás, fora do mapa. Queremos a atrair esse movimento para o nosso Estado”, garantiu o secretário Inácio Arruda durante o evento de lançamento, que reuniu diversos representantes do setor e ainda o agente da InovAtiva, Laércio de Matos Ferreira, que veio ao Ceará representando o MDIC.

O secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, disse que além do Ceará, outras cidades que participaram pouco nos anos anteriores tiveram destaque durante o período de inscrições, como é o caso do Distrito Federal, Amazonas, Paraíba e Maranhão.

As empresas do setor de Tecnologia da Informação (35%) estão entre as mais presentes no programa, seguidas das de Saúde (14%) e Serviços (11%).

Sobre o InovAtiva Brasil

Criado em 2013 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o InovAtiva Brasil é um programa que auxilia e orienta empreendedores iniciantes com uma boa tecnologia mas pouco conhecimento de negócio, oferecendo capacitação e mentoria para o estabelecimento de novos negócios inovadores.